ONDE FICA A CASA DO MEU AMIGO?

(Khaneh-ye Dust Kojast). Irã, 1987. Direção de Abbas Kiarastomi. Livre, 90 min. Elenco: Babad Ahmadpour e Ahmad Ahmadpour.

Gênero: Drama 

Sinopse – Ahmad, de 8 anos, leva o caderno de Mohamed, seu amigo, por engano. Sabendo que Mohamed será expulso do colégio caso não leve o dever de casa, Ahmad decide levar o caderno de volta para o amigo. Só que não conhece a vila onde Mohamed mora. Inicia então uma jornada à procura do amigo.  

Apreciação – Ao tempo da realização deste filme, estava no poder no Irã o regime xiita do Aiatolá Khomeini. Isso explica muito da delicadeza que o filme retrata, e até o receio de uma crítica mais profunda ao regime do país. Foi, todavia, o filme que revelou o talento de Abbas Kiarostami, considerado hoje o pai do cinema contemporâneo do Irã. Ele dá início, aqui, a uma trilogia que continua com “A Vida e Nada Mais” (E a Vida Continua) – que passa amanhã – e se concluiu com “Através das Oliveiras”, o único que foi exibido em Aracaju. Uma vez o filme concluído, a Censura iraniana proibiu a exibição, só liberando a película para exibição no Exterior. Prometeu a Kiarostami, porém, que se ele não falasse muito o filme seria liberado. Mas, nos festivais dos quais participou, Kiarostami reclamou das rígidas leis iranianas para se fazer um filme. Por exemplo: o close do rosto de uma mulher era proibido. 

Fique de Olho – Na singeleza da história, mas, ao mesmo tempo, no seu caráter humano. Um belo filme, portanto.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais