Era uma vez em Tóquio

(Tokyo Monogatari). Japão, 1953. Direção de Yasujiro Ozu. Com Chishu Ryu, Setsuko Hara, Chieko Higashyama, Kyoko Kagawa, Haruko Sugimura, So Yamamura e Kuniko Miyake. 136m, 10 anos. Cia. Produtora: Shochiku Company.

Gênero – Drama

Sinopse – Shukishi e Romi são um velho casal, que mora numa cidade do interior, com a filha caçula, Kyoko. Um dia, decidem ir a Toquio, que não conhecem, visitar os dois filhos mais velhos que ali moram, Koichi e Shige. Lá chegando, entram em contato com a falta de tempo e a disponibilidade deles. Só sua nova viúva, Noriko, os acolhe bem.

Apreciação –Um dos filmes japoneses mais premiados nos anos 50. É o filme mais conhecido do diretor Yasujiro Ozu, que morreu aos 60 anos, em 1963. Recentemente, numa votação da revista Sight & Sound, do British Film Institute, com críticos de todo o mundo, o filme foi classificado em terceiro lugar como melhor filme de todos os tempos. Só há uma dúvida: como terá reagido o filme, depois de mais de 50 anos de sua confecção? A conferir, portanto.

Fique de Olho – Na direção terna e sensível de Ozu.

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais