(The Godfather). EUA, 1972. Direção de Francis Ford Coppola. Roteiro de Coppola e Mario Puzo. Direção de Fotografia: Gordon Willis. Desenho de Produção: Dean Tavoularis. Direção de Arte: Warren Clymer. Música de Nino Rota. Montagem de William Reynolds e Peter Zinner. Produção de Albert S. Ruddy. 178m, 14 anos. Cia. Produtora e distribuição da Paramount. Com Marlon Brando, Al Pacino, James Caan, Robert Duval, Sterling Hayden, John Maley, Richard Conte, Diane Keaton, Talia Shire, Abe Vigoda, Al Lettieri, Morgana King, Alex Rocco.
Gênero – Drama
Sinopse – A vida de Dom Vito Corleoni, um emigrante italiano, residente nos Estados Unidos e sua passagem pelo mundo do crime, por mais de uma década.
Apreciação – Coppola fez três filmes tendo por pano de fundo o submundo do crime organizado nos Estados Unidos. Essa trilogia é única até hoje. Poucos filmes conseguiram mostrar com força e sensibilidade a vida de uma família de mafiosos. Há momentos antológicos, como o da abertura do filme (“Eu acredito na América”, diz um cliente aos ouvidos de dom Corleone) e de muita violência. Excepcional e imperdível.
Fique de Olho – Em Marlon Brando cuja interpretação excepcional lhe valeu o Oscar de melhor ator.
Por Ivan Valença
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B