Caranguejos foram devolvidos à natureza neste sábado, 20 (Foto: Ibama) |
O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de Sergipe divulgou neste sábado, 20, a apreensão de aproximadamente três mil caranguejos da espécie Uçá. Desse total, pelo menos dois mil foram apreendidos na feira de livre da cidade de Itabaiana. A espécie está em período de andada, ou seja, de reprodução, e não pode ser capturada.
De acordo com o Ibama, a fiscalização envolveu abordagens à ambulantes e também ações em bares, restaurantes, feiras livres e pontos de captura de caranguejo. “As pessoas podem comercializar os caranguejos, mas devem ter feito a captura fora do período de defeso. Além disso, eles precisam declarar seu estoque até o último dia útil antes do início de defeso. Aqueles que forem pegos sem a declaração, têm o estoque apreendido”, explica o chefe da divisão técnica do Ibama, Luciano Bazzoni.
A multa varia de R$ 60 a R$ 100 mil. A soltura dos caranguejos é feita em áreas de manguezal, consideradas preservadas, e não são divulgadas para evitar que as pessoas recapturem os animais.
Confira as datas do defeso:
Janeiro: 17 a 22;
Fevereiro: 1º a 6 e 16 a 21;
Março: 2 a 7 e 18 a 23.
Por Verlane Estácio
Veja o vídeo cedido pelo Ibama:
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B