Sergipe tem 120 tartarugas mortas em janeiro

Sergipe tem 120 tartarugas mortas este mês (Foto: Projeto Tamar)

Foram encontradas mortas nas últimas semanas, nas quatro estações do Projeto Tamar em Sergipe – Aracaju, Abaís, Ponta dos Mangues e Pirambu, 120 tartarugas, em sua maioria da espécie Oliva. Acredita-se que a elevação do número tem relação direta com o fim do defeso do camarão, que concedeu de volta a permissão para a pesca de arrasto aos mares.

De acordo com Fábio Lira, biólogo do Tamar, há uma relação direta entre a prática pesqueira e o alto índice de mortandade do réptil. “Assim que acabou o período de resguardo, no dia 16 de janeiro, que aumentou o número de tartarugas mortas e com ovos. Isso quer dizer que estão sadios e em fase reprodutiva, com boa condição corpórea”, comentou.

O defeso do camarão acontece duas vezes por ano. Entre os dias 1º de dezembro a 15 de janeiro e entre 1º de abril a 15 de maio. No último período, foram 45 encontradas mortas. Desde o dia 16 de janeiro, mais 75. 

Hoje, a tartaruga é uma das espécies ameaçadas de extinção, por conta também da alta taxa de mortalidade. A ação humana é quem mais prejudica a preservação, segundo Lira. "Todas as espécies possuem uma importância para o equilíbrio ambiental. Hoje, a tartaruga, na fase adulta, ocupa o topo de cadeira alimentar. A morte delas causa um desequilíbrio grande. A ação antrópica é o principal problema, e a pesca é tida no mundo como a atividade mais impactante para a população de tartarugas marinhas", destacou. 

Existe a estimativa de que a cada mil tartarugas que nascem, apenas uma chegue à vida adulta. Cerca de 600 mil filhotes são liberados ao mar a cada temporada reprodutiva. 

Cenário comum

Há quase um ano, o Portal Infonet noticiou que 108 tartarugas foram mortas em uma semana. Na época, entidades de conservação das espécies, como o Projeto Tamar e o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio) discutiram o problema com comunidades pesqueiras e proprietários de embarcações. Apesar de reconhecerem que não há a intenção deliberada de matar as tartarugas por parte dos pescadores, nenhuma solução foi viabilizada entre as partes. 

Por Victor Siqueira

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais