(The Square). Alemanha, França, Suécia, Dinamarca, 2017. Direção e roteiro de Ruben Ostlund. 142m, 14 anos. Cia Produtora: Platform Poduktioin, Arte France Cinema, Coproduction Office. Com Claes Bang, Eçlizabeth Moss, Dominic West, Terry Notary, Christopher Laesso, Sofie Hamilton,Peter Diaz, Kolya Hardy.
Gênero – Comédia dramática
Sinopse – Um gerente de museu está usando de todas as armas possíveis para promover o sucesso de uma nova instalação. Entre as tentativas para isso, ele decide contratar uma empresa de relações pública para fazer barulho em torno o assunto na mídia em geral. Mas, inesperadamente, isso acaba gerando diversas consequ~encias infelizes e um tgrande embaraço.
Apreciação – Está na programação do Cinema Vitória esta pequenas produção europeia abraçada pelos distribuidores americanos porque é candidata ao Oscar em várias categorias. O filme recebeu a Palma de Ouro do Festival de Cannes do ano passado. Uma produção sueca não ganhava a recompensa desde “A Melhor Intenção”, de 1992. Foi a primeira vez também que um diretor sueco ganhou a Palma de Ouro desde Alf Sjoberg por “Miss Julie”, em 1951. Em 2014, o diretor Ostland foi indicado ao Globo de Ouro por seu filme “Force Majeure”
Fique de Olho – No ator Claes Bang, que faz o papel de Cristian. Dizem que é uma revelação.