Energisa alerta para cuidados com energia no Carnaval

É preciso ficar atento à rede de energia elétrica (Foto: Pixabay) 

O carnaval está às portas e a preocupação dos foliões é dançar, pular e se divertir, acompanhar o bloco, usar a fantasia. Mas também é preciso ficar atento à rede de energia elétrica. As distrações podem trazer muitos riscos de acidentes.

A Energisa alerta para as possibilidades de acidentes elétricos caso não sejam observadas orientações sobre segurança. Por exemplo, não se deve subir em postes, árvores ou marquises, pois, além do risco de choque, ainda existe a possibilidade de queda.

A construção dos camarotes, que deve ter autorização da prefeitura, também é outra fonte de risco, sobretudo se não for observada a distância de segurança em relação à rede elétrica, algo em torno de 2 metros.

Se alguém pretende comercializar produtos em barracas e vai precisar de energia, é bom começar solicitando a ligação provisória à Energisa. Fazer ligação clandestina, além de ser crime previsto no artigo 155 do Código Penal, promove riscos iminentes de choque elétrico, inclusive energizando as estruturas das barracas.

O engenheiro de segurança da Energisa Willemon Madureira destaca que todo cuidado é pouco quando o assunto é energia elétrica. “No Carnaval, a distração das pessoas se acentua mais ainda devido a vários fatores. Por isso é fundamental que todos os procedimentos de segurança sejam seguidos a fim de que acidentes envolvendo energia elétrica sejam evitados”.

Em caso de colisões de veículos com postes, se houver queda de cabos de energia, ninguém deve se aproximar. “O procedimento seguro diante de situações de cabos caídos é se afastar completamente e entrar em contato com a Energisa para que a empresa atue imediatamente mitigando os riscos de acidentes”, destaca Willemon.

Em caso de cabos caídos, o contato com a Energisa pode ser feito pelo 08000 79 0196 ou pelo aplicativo Energisa ON, por meio do qual é possível enviar fotos e localização do problema.

O engenheiro ainda chama a atenção para riscos de acidentes envolvendo pistolas de água, mangueiras e carros-pipa, além de serpentinas feitas com material metalizado. “Esses materiais, se entram em contato com a rede de energia, podem provocar curto-circuito e acidentes elétricos”, finaliza.

Por último, e não menos importante, as pessoas que estão nos trios elétricos precisam tomar muito cuidado com a rede de energia. Como esses veículos são altos, a proximidade com a rede elétrica é iminente. Nesses casos, não se deve, de forma alguma, haver o contato com os cabos e jamais utilizar pedaços de madeira ou qualquer tipo de material para levantar a rede de energia.

Fonte: Energisa

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais