SE pretende monitorar volume de reservatórios em SE

Os medidores batimétricos foram comprados pela ANA (Foto: Semarh)

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) concluiu a instalação de réguas para o acompanhamento do volume de sete reservatórios de água em Sergipe, que são utilizados para o abastecimento humano e irrigação. Os medidores batimétricos foram comprados pela Agência Nacional de Águas (ANA), por meio do Programa de Monitoramento de Eventos Hidrológicos e Críticos de Seca no Nordeste e Norte de Minas Gerais.

À Semarh, cabe o acompanhamento das instalações, que estão sendo executadas pela empresa contratada pela ANA. Os reservatórios selecionados são: Três Barras, em Graccho Cardoso; Algodoeiro, em Nossa Senhora da Glória; Jacarecica II, entre Malhador e Areia Branca; Porção da Ribeira, entre Itabaiana e Campo do Brito; Jabiberi, em Tobias Barreto; barragem do Poxim, em São Cristóvão; e Dionísio Machado, em Lagarto.

A ANA também já contratou observadores locais para fazerem a leitura diária das réguas. Eles vão receber treinamento, além de um aparelho celular, que terá um aplicativo desenvolvido pela ANA para a inserção das informações.

“Queremos acompanhar o nível de água nos reservatórios para transformar essas informações em volume, ou seja, no acumulado de água desses reservatórios. Essas informações são importantes num evento crítico de seca. Também visa saber se essas águas vão atender aos abastecimentos públicos. São informações importantes para os órgãos gestores”, explica a engenheira civil Ana Paula, do Departamento de Administração e controle da Superintendência de Recursos Hídricos, vinculado à Semarh.

Fonte: Semarh

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais