Juiz determina interdição da igreja na Praia do Saco

Igreja corre risco por causa do forte avanço do mar na região (Foto: arquivo Portal Infonet)

O juiz federal Rafael Soares de Souza deferiu o pedido para interdição da Capela Nossa Senhora da Boa Viagem, na Praia do Saco, em Estância, autorizando sua desmontagem e montagem em local seguro.  A igreja corre risco por causa do forte avanço do mar na região. A decisão deve ser cumprida até o dia cinco de março de 2018.

O município de Estância havia solicitado autorização para construir uma barreira de contenção ou um quebra-mar, mas o pedido foi negado, pois na visão do juiz faltou licenciamento ambiental, detalhamento e demonstração da eficácia e compatibilidade das obras com as normas ambientais.

“Sendo bem realista, não importa a contenção ou quebra-mar que se construa, o avanço marítimo é imparável e o mar consumirá o local. É o que se repete nos últimos dez anos na Praia. Um caminho mais simples para resolver toda essa controvérsia seria a retirada da Capela em si e sua remontagem em local mais recuado ou, quando menos, recolhimento do que for julgado valioso ou relevante; já se fez operação parecida estruturas maiores e mais complexas”, relatou o juiz.

Já o MPF, havia pedido que o Estado de Sergipe, Município de Estância e Diocese de Estância fossem obrigados a adotar medidas emergenciais necessárias à conservação do imóvel, apresentando ao juízo projeto que ateste a viabilidade técnica da obra e o seu baixo impacto ambiental. Neste caso, o pedido foi acolhido parcialmente pelo juiz que determinou que as partes apresentem, até o dia 2 de abril, após aprovação do Ibama, Adema e Tamar, uma saída ecologicamente viável e compatível com o ecossistema da Praia do Saco, para proteção da Capela. A solução deverá ser apresentada em juízo para manifestação das partes e deliberação pelo magistrado

O juiz determinou também que o Município de Estância e a Diocese retiram do edifício os bens que se pretende proteger, e também tomem as providências para sinalização do local, para evitar que terceiros se aproximem da estrutura.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais