Evento acontece das 8h às 12h, sendo aberto ao público (Foto: SMS) |
A Faculdade UNINASSAU Aracaju realiza na próxima quinta-feira, 15, das 8h às 12h, um evento gratuito e aberto ao público sobre “Identificação e Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis”. Durante a atividade a comunidade poderá realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. O projeto é uma parceria da Instituição com a Secretaria de Saúde do Estado, por meio do departamento de Infecções Sexualmente Transmissíveis – ISTs.
A ação foi programada pelo coordenador dos cursos de Farmácia, Biomedicina e Tecnólogo em Radiologia, Ítalo José Alves Moreira. “Esse é um projeto que vai abranger a comunidade local, funcionários e alunos da UNINASSAU, que terão a oportunidade de verificar como está a saúde e, se necessário, tratar de alguma doença, que eventualmente seja detectada em um dos testes”, observou.
Ítalo ressaltou que houve um grande incentivo do médico Almir Santana, coordenador do programa ISTs em Sergipe, no sentido da realização dos testes. Todos os estudantes, funcionários e visitantes da UNINASSAU poderão fazer os testes, que oferecem resultados imediatos. “Se identificada alguma doença em alguém, a equipe de saúde estará preparada para apoiar a pessoa psicologicamente”, disse o coordenador.
Além dos testes rápidos, serão expostos banner contendo informações sobre as ISTs, especificando o que causam e como podem ser combatidas. Os atendimentos serão divididos em três etapas: Acolhimento, execução do teste rápido e aconselhamento.
“A equipe já está preparada para apoiar e ajudar as pessoas que tenham resultados positivos, orientando, inclusive sobre como lidar com a doença, ensinando a forma correta de tratar”, concluiu o professor da UNINASSAU.
Fonte: UNINASSAU