
Quatro aves silvestres, sem anilhas e nenhum tipo de documentação, foram encontradas em uma casa abandonada no município de Nossa Senhora das Dores, nesta terça-feira (10). Os pássaros, identificados como coleirinho (Sporophila caerulescens), sabiá-laranjeira (Turdus rufiventris) e papa-capim (Sporophila nigricollis), apresentaram comportamento selvagem, significando que haviam sido retirados da natureza há pouco tempo.
Após avaliação técnica, o veterinário da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema), Daniel Allievi, disse que não foi notada nenhuma patologia comum em espécies como as resgatadas, a exemplo de gastroenterites, pneumonia, problemas dermatológicos ou nutricionais. “Por conta desse diagnóstico, todos os animais foram soltos em uma área de reserva cadastrada pela Adema”.
Daniel ressaltou que, de acordo com o Decreto Federal 6514/ 2008 e a Lei 9605/98, capturar e manter aves silvestres da fauna brasileira em cativeiro irregular é crime com penalidades de reclusão e multa para quem o comete. “Este tipo de atividade requer cadastro e autorização da Adema. Qualquer criação sem essa documentação, que é comprovada pelo uso de anilhas nos animais, é ilegal e pode resultar na prisão dos envolvidos”, alerta.
Com esta ação de hoje, sobe para 54 o número de animais silvestres resgatados e devolvidos à natureza pela Adema.
Fonte: Adema
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B