O jornalista sonha com o ´furo´, capaz de reinar no noticiário, com repercussão nacional. Foi o que aconteceu com os colegas da TV Atalaia, que registraram as cenas do ´bandido da atadura´ agindo no Shopping Jardins em Aracaju. Imagens que assombraram os sergipanos e foram vistas em todo o Brasil. Naquela edição, mais uma vez, o Sistema Atalaia marcou positivamente sua história iniciada com a fundação em 1975, pelas mãos do ex-governador Augusto Franco. Atualmente, a TV Atalaia emprega 120 profissionais e cobre com seu sinal todo o Estado de Sergipe. Os equipamentos são de última geração. Mas o maior capital do órgão de comunicação não reside apenas na tecnologia, mas sobretudo nas pessoas que ali exprimem sua criatividade com a ética exigida. E na colina do Santo Antônio, a ordem e o exemplo vem de cima. O superintendente, empresário e político Walter Franco desenvolveu as indústrias têxteis que estiveram sob sua batuta, e mais recentemente integrou-se definitivamente ao ´mass media´. Ali impõe uma ordem ao estilo do grego Dracon: todas as versões devem ser expostas; todos podem falar. Não é por outro motivo que o ex-deputado estadual é sempre exaltado por todas as facções políticas de Sergipe. Inovador e ousado como político – foi o primeiro a pedir eleições diretas para presidente – Walter Franco imprime seu estilo ético nas rádios Atalaia AM, FM e de Simão Dias, além da TV, sem ultrapassar os limites para buscar o lucro fácil, de uma imprensa marrom. Amante da sergipanidade, a música como o refrão “minha terra é Sergipe”, é vinheta padrão. Há tempo para plantar e tempo para colher, como ensina a escritura sagrada em Eclesiastes. No Sistema Atalaia de Comunicação e sua longa trajetória de furos jornalísticos e ética no trato com a notícia, na atualidade os frutos estão postos à mesa. É por tudo isso que os professores dos cursos de jornalismo devem levar seus alunos para uma visita técnica na qual podem aprender muito com Walter Franco e equipe. * Ricardo Leite é jornalista e advogado ricardoleite@infonet.com.br