Segunda edição do “Prêmio Piuga” traz mudanças

Realizado pelo Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de Sergipe pela primeira vez em 2002, o Prêmio Piuga chega à segunda edição com novidades. São duas novas categorias que entram na competição oficial – Web e Campanha – além de uma premiação para estudantes. Para comunicar as mudanças, o Sinapse realiza hoje à noite, a partir das 18h30, no Fun Hall, a festa de lançamento do “Piuga 2003”. “É um encontro para apresentar a nova edição e, também, para explicar as mudanças que fizemos este ano”, explica o publicitário Paulo Gusmão, presidente do Sinapse. Segundo ele, desde o ano passado a comissão organizadora do prêmio planejava premiar a categoria on-line. “Infelizmente não foi possível e acabamos premiando apenas os trabalhos nas mídias tradicionais. Agora, com a evolução do prêmio, pudemos incluir a Web”, diz. Já a categoria ‘Campanha’ deve premiar aquelas que foram operacionalizadas em mais de uma mídia ou que, em um mesmo meio, apresentaram pelo menos três peças diferentes. Quanto à participação dos estudantes dos cursos de Publicidade que existem em Aracaju, o presidente do Sinapse explica como se dará. “Nós criamos esta categoria para estimular os talentos que estão ainda nas universidades. Poderão participar dois alunos, supervisionados por um professor, que devem trabalhar uma campanha com o tema ‘A Sergipanidade’. Podem se inscrever alunos da Universidade Tiradentes e da Faser”, explica. Gusmão também informou que além do troféu, a campanha vencedora entre os estudantes, será veiculada em mídia impressa. “Como o principal critério de julgamento será a criatividade, talvez antes de ser veiculada a campanha dos estudantes precise passar por um crivo de produção posterior”, avisa o publicitário. O “Piuga 2003” – cujo nome é uma homenagem ao publicitário Antônio Oliveira Freire, o Piuga – é hoje, segundo Gusmão, o maior prêmio de publicidade do Estado. “É uma forma saudável de forçar os profissionais de publicidade a pensarem melhor no trabalho que estão produzindo. Devemos evitar as banalidades. E esse ano, pelas cobranças para realização do prêmio, estamos notando que o meio está empolgado com a disputa”, avalia. Além das novas categorias serão premiadas peças para: Jornal, Rádio, Televisão, Rádio, Mídia Exterior (ano passado foi Outdoor), Produção Gráfica (ano passado era Cartaz) e Atendimento de Veículo. Como no ano anterior, o júri que deve analisar as peças é formado por profissionais que atuam em outros Estados. A comissão julgadora será coordenada, mais uma vez, pelo publicitário Nelson Cadena, que irá escolher o nome de três profissionais que, com ele, formam o júri. Também é o próprio Cadena quem escolhe o júri. Como coordenador ele não vota, exceto em caso de desempate e mantém os nomes em sigilo até a data anterior a avaliação das peças, que acontece no final de semana que antecede a premiação. Este ano, a cerimônia de entrega do Piuga acontece dia 4 de dezembro, no Teatro Atheneu. Outras informações sobre o prêmio podem ser obtidas através do telefone (0xx79) 214-1031.

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