Deputado parabeniza Corpo de Bombeiros

O deputado estadual Jorge Araújo, PSDB, parabenizou o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de Sergipe, coronel PM Carlos Magno de Oliveira, pela promoção do curso que capacitará guardiões de piscina, atividade regulamentada pela Classificação Brasileira de Ocupação.

Vale lembrar que o parlamentar é o autor do projeto, que originou a lei, que garante maior segurança aos sergipanos, que freqüentam piscinas de clubes, hotéis, pousadas, escolas, academias e ginásios esportivos, entre outros. Segundo Jorge Araújo, o projeto teve o intuito de dar segurança, principalmente, para crianças e adolescentes que freqüentam tais locais, bem como ampliar as oportunidades de empregos.

Quanto ao aumento de gastos para os hotéis e demais estabelecimentos, o deputado garante que isso não ocorrerá. “Basta o empresário treinar alguns funcionários, para que ele seja capacitado a exercer a função. O ideal seria contratar mais alguns trabalhadores, mas quem não pode fazer isso, treina o que já tem. O essencial é que a lei seja cumprida, para oferecer segurança aos usuários e evitar problemas para o empresário, porque haverá fiscalização e quem não cumprir as determinações, sofrerá as sanções da lei”, disse.

O curso de salvamento aquático terá sua primeira turma este ano. As inscrições já estão abertas. Para realizá-las os interessados dever dirigir-se ao Subgrupamento de Salvamento Aquático, na Praia de Atalaia, das 7 às 13 horas. As aulas começam primeiro de março. São, inicialmente, 40 vagas.

Qualquer pessoa que já tenha completado 18 anos de idade, possua o ensino fundamental completo, nade bem e tenha boas condições físicas, avaliadas por um médico pode se inscrever. Haverá ainda um exame classificatório, para avaliação da resistência física, onde o candidato terá que nadar 50 metros em 50 segundos. A inscrição custa R$ 10,00. Já o valor total do curso, que terá duração de dois meses, será de R$ 260,00.

De acordo com coronel Carlos Magno, as aulas serão no Centro de Ensino e Instrução do Corpo de Bombeiros, no bairro industrial. Magno diz que as aulas práticas poderão ocorrer no Clube de Oficiais. Caberá ao Subgrupamento de Salvamento Aquático dar aulas sobre primeiros-socorros, salvamento aquático, relações públicas e humanas e práticas de educação físicas. As aulas do Centro de Instrução do CB serão diárias, completa Magno.

Para Jorge Araújo esses profissionais ajudarão a evitar acidentes. “Infelizmente, há dois anos foram registradas mortes de crianças em piscinas. Embora tenha sido uma fatalidade, talvez, se esses locais tivessem guardiões capacitados, as mortes não ocorressem”, ressalva. Ele reconhece que a lei é desrespeitada, mas com essa iniciativa do Corpo de Bombeiros, acredita que os empresários se conscientizarão e passem a colaborar para o cumprimento da legislação. “Aliás, ter um guardião de piscina será um diferencial para o estabelecimento e segurança atrai a clientela”, acrescenta Jorge.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais