Nesta segunda-feira, 21 de março, o governador João Alves Filho deve se reunir com os prefeitos do Semi-Árido sergipano para a apresentação do Pacto Nacional “Um Mundo para a criança e o adolescente do Semi-Árido”. O encontro acontece às 15h, no Palácio dos Despachos e conta ainda com a participação do chefe do escritório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para Sergipe e Bahia, Rui Pavan, e a representante da Fundação Abring, Abigail Silvestre Torres.
A iniciativa é baseada em um conjunto de ações que visam promover políticas públicas integradas que assegurem o desenvolvimento humano sustentável no Semi-Árido brasileiro. Atualmente participam do Pacto “Um Mundo para a criança e o adolescente do Semi-Árido” onze estados brasileiros que agrupam aproximadamente 1.500 cidades. No Estado de Sergipe 36 municípios deverão implementar políticas públicas que ajudem a garantir os direitos das crianças e dos adolescentes.
O Pacto, que está sendo desenvolvido pelo Unicef, pretende proporcionar aos municípios que desenvolverem bons resultados um reconhecimento público a cada dois anos. Isso será feito através do recebimento, pelo município, do “Selo Unicef Município Aprovado”. Quem também premiará as cidades que desenvolverem o Pacto é a Fundação Abrinq, através do prêmio “Prefeito Amigo da Criança”, entregue a cada quatro anos.
O lançamento nacional do Pacto acontecerá nas cidades de Juazeiro e Petrolina, no dia 6 de abril, com worshop e feira de experiências estaduais; e no dia 7, com oficinas temáticas e um grande show.