Fabiano lembra o dia do forró

O dia nacional do forró foi lembrado ontem, na Assembléia Legislativa, pelo deputado Fabiano Oliveira. A data de 13 de dezembro foi instituída como dia nacional do forró por ter sido a data de nascimento de Luiz Gonzaga, o mais famoso interprete do gênero musical. O deputado Fabiano Oliveira traçou a trajetória do forró desde quando o ritmo foi importado da África, pelos escravos, no século 17, com a denominação de ‘xoló’.

 

As festas eram conhecidas como “arrasta-pé”. Só no início dos anos 40, o forró tomou este nome por causa das festas promovidas pelos soldados americanos na base militar de Natal. É que aos domingos, o arrasta-pé era “for all”, ou seja, para todos. De for all a forró foi um passo. Luiz Gonzaga foi o maior interprete do ritmo, mas Sergipe, que é conhecido, como o País do Forró, tem excelentes cantores nesta área, como Amorosa, Cremilda, Josa, Edvaldo de Carira, Luiz Paulo, Rogério, entre outros.

 

Por Ivan Valença

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais