Segundo a nova Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE, a taxa de desemprego de seis regiões metropolitanas do país recuou de 9,6% para 8,3% em dezembro. O índice é o menor já verificado na Pesquisa, que iniciou em março de 2002. A pesquisa também mostrou que a renda do trabalhador subiu 2% no ano passado.
com relação ao número de pessoas desocupadas nas seis regiões metropolitanas foi estimado em 1,8 milhão, uma queda de 13,6% em relação ao mês anterior. É a primeira vez que esse número cai abaixo de 2 milhões. Por outro lado, a população ocupada não se alterou em relação a novembro e somou 20,2 milhões de pessoas. Daí, conclui-se que a queda do desemprego deve-se mais à saída de pessoas do mercado de trabalho do que à criação de novas vagas. Depois de uma redução significativa na taxa de desemprego em 2004, o mercado de trabalho não teve grandes alterações em 2005, dando indícios de sobrevivência no final. A taxa média de desemprego no ano passado foi de 9,8%, contra 11,5% em 2004.
Antes das contratações sazonais de fim de, a taxa de desemprego permaneceu estatisticamente estável por seis meses seguidos, de junho a novembro. Fatores como a taxa de juros elevada, carga tributária e crise política minaram o ânimo do empresariado. O mercado de trabalho sofreu ainda com a desaceleração da economia no terceiro trimestre, quando o PIB (Produto Interno Bruto) recuou 1,2%.
Entre as seis regiões pesquisadas, três apresentaram queda na taxa de desocupação: Belo Horizonte (de 8,2% para 7%), Rio de Janeiro (de 7,7% para 6,8%) e São Paulo (9,7% para 7,8%). Em Porto Alegre, Recife e Salvador houve estabilidade.
Renda– A renda do trabalhador acompanhou o movimento de recuperação do mercado de trabalho em dezembro e subiu de R$ 978,07 em novembro para R$ 995,40 em dezembro, uma alta de 1,8%. Em relação a dezembro de 2004 houve alta de 5,8%. O rendimento médio de 2005 teve alta de 2% em relação ao ano anterior. Segundo o IBGE, o rendimento mais baixo da série foi registrado em 2004.
Com informações da Folha Online
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B