Missa abre comemorações dos 151 anos de Aracaju

Em 17 de março de 1855, o então presidente da Província de Sergipe, Inácio Joaquim Barbosa, através da resolução 413, elevava o povoado Santo Antônio do Aracaju à categoria de cidade. Denominada Aracaju, a mesma passava, naquele momento, a ocupar o status de capital da Província.

A resolução foi o resultado do projeto que Inácio Barbosa encaminhara à Assembléia Legislativa Provincial, convocada por ele, em caráter extraordinário, em 1º de março de 1855. Discutido até o dia 16 do mesmo mês, o projeto foi aprovado por 16 dos 18 deputados presentes na sessão da Assembléia.

Desta forma nascia Aracaju, a capital sergipana que 151 anos depois faria jus aos planos e a visão a frente de seu tempo de Inácio Joaquim Barbosa. Conhecido como um administrador visionário, de gênio determinado e forte, Inácio, se hoje pudesse olhar para Aracaju, com certeza o faria com orgulho.

151 anos – E é para comemorar este crescimento da cidade e o empreendedorismo de Barbosa que uma programação especial foi montada para pela Prefeitura Municipal de Aracaju. Hoje, durante todo o dia a capital sergipana irá celebrar o seu aniversário com eventos esportivos, culturais e em homenagem a seu criador.

O primeiro acontecimento do dia foi a Missa de celebração do aniversário de Aracaju. Como de costume, a mesma foi realizada na Igreja de Santo Antônio, na colina de mesmo nome. Marcada para as 8 horas, a Missa reuniu autoridades e moradores da capital.

Um dos primeiros a chegar foi o prefeito Marcelo Déda, que antes de entrar na igreja concedeu entrevista à imprensa. Na mesma o administrador da capital ressaltou que Aracaju vive um momento importante de sua vida, ao completar seus 151 anos de história.

“É com alegria que damos início a solenidade de comemoração do aniversário de 151 anos de Aracaju aqui na igreja que representa o berço desta cidade menina. Neste local onde Aracaju nasceu e de onde se desenvolveu, modernizou-se e transformou-se no que é hoje”, ressaltou o prefeito.

Déda fez questão de frisar que Aracaju ainda tem muitos desafios pela frente. “A cada momento novos problemas vão aparecer e a administração pública terá que estar preparada para criar condições para resolvê-los”, disse o prefeito, que lembrou ainda que, hoje, Aracaju é tida como a capital com a melhor qualidade de vida do Nordeste.

Por fim, Marcelo Déda informou que as comemorações dos 151 anos da cidade não se resumirão ao dia de hoje. Além da programação montada para esta sexta-feira, até o fim do mês mais três shows já estão agendados. Segundo o prefeito, eles serão dos artistas Dudu Nobre, Fábio Júnior e Daniel.

Por Alice Thomaz
Da Redação do Portal InfoNet

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais