Com a posse de mais 22 guardas municipais hoje, 23, pela manhã o efetivo do órgão chega ao número de 200 concursados e 150 não concursados. O chefe da Guarda Municipal, Coronel Magno disse que ainda não é o ideal, e que está trabalhando para aumentar esse número. Os guardas nomeados hoje ainda passarão pelo treinamento que deve durar cerca de 30 dias, até serem postos nos locais de trabalho. Coronel Magno, chefe da Guarda Municipal (à esquerda), e Edvaldo Nogueira, durante a posse essa manhã
O treinamento da Guarda Municipal incluirá cursos sobre direitos humanos, primeiros socorros e tiro. Coronel Magno afirma que o efetivo estará presente nas escolas municipais durante o início das aulas. “A demanda pela Guarda Municipal cresceu muito, por isso queremos que o efetivo cresça. Esse número atual é o que dá para Prefeitura atender no momento”, disse o coronel.
O prefeito Edvaldo Nogueira disse estar feliz com a nova nomeação. “O meu sentimento hoje é de dever cumprido. E é óbvio que nós vamos melhorar”, disse. O prefeito afirma que tem buscado parcerias com a Polícia Civil para melhorar a atuação da Guarda Municipal. Edvaldo não sinalizou ainda para a criação de uma Secretaria específica para a GM, solicitação dos membros da corporação para melhorar o gerenciamento do órgão.