Será encerrada no próximo sábado, 28, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), a série de conferências do Planejamento do Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe (PDTP), que tem o objetivo interagir e eleger prioridades para o território, sempre se baseando nos temas Educação; Saúde; Assistência Social; Segurança; Agropecuária; Administração Pública; Habitação; Cultura, Esporte e Lazer; Indústria, Comércio, Serviços e Turismo; Infra-estrutura: estradas, energia e saneamento ambiental.
As cidades que participam da organização do evento são: Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros, Itaporanga D’Ajuda, Laranjeiras, Maruim, Riachuelo, Santo Amaro das Brotas, São Cristóvão e de Aracaju. Outros que participam da iniciativa são os delegados e suplentes que já foram escolhidos nas conferências municipais.
As conferências territoriais do PDTP foram abertas no dia 4, no território Alto Sertão. Depois foram deslocados pelo Médio Sertão, Sul de Sergipe, Centro Sul, Leste Sergipano, Agreste Central e Baixo São Francisco. Este último sendo a sede da conferência nesta sexta-feira, 27.
As demandas prioritárias, que são resultantes do planejamento, serão incorporadas à elaboração do Plano Plurianual 2008-2011 (PPA). A finalidades é racionalização na aplicação dos gastos públicos, o estabelecimento de parcerias com a União, Estados, municípios e iniciativa privada, além do monitoramento e avaliação periódica da execução de políticas públicas.
Também estão incorporadas ao PPA a divulgação dos gastos e resultados obtidos, e a participação do conjunto da sociedade em sua a elaboração e gestão.