As orquídeas já estão expostas esbanjando perfume e beleza na Praça Central do Shopping Jardins. São aproximadamente 12 mil mudas à venda e os preços variam entre R$ 5 e 45. Espécies exóticas, normalmente de interesse dos colecionadores, chegam a custar R$ 150. A iniciativa é do consultor e produtor de orquídeas, João Bosco, sergipano que mora em Brasília e sempre gostou da natureza.
“Esse é o meu Estado e por isso, o interesse na realização do evento aqui. Para essa VI edição, trouxe várias mudas da minha plantação no centro-oeste e de outros produtores de regiões como sul e sudeste”, disse o consultor. João Bosco acredita que as orquídeas atraem atenção especial por suas características exóticas e conta que se surpreendeu com o grande movimento no primeiro dia.
“A espécie é minha paixão e estava ansiosa para vir até a Mostra. Tenho sete ou oito mudas de orquídeas em casa e vim comprar outras para replantar e ver florescer. Todas estão lindas e os preços variados ajudam”, conta Maria Matos.
As orquídeas podem ser cultivadas em vasos, placas de xaxim ou fibra de côco e alguns cuidados são essenciais para a sobrevivência da espécie. Adubar uma vez no mês, manter sempre úmida, mas sem excesso de água e evitar a luz solar direta são algumas dicas.
Aos mais interessados a mostra terá a oficina “Cultivo das Orquídeas” que vai ensinar sobre cultivo e cuidados necessários para cada espécie. As aulas são neste sábado, 10, e domingo, 11, a partir das 18h e são ministradas pelo próprio João Bosco. As vagas são limitadas e os telefones para reservas são (0xx79) 9987-7075 e 9987-5726.
Curiosidades
O Brasil é um dos países mais ricos em orquídeas e possui cerca de duas mil e trezentas espécies em seu território. A maioria é encontrada em áreas tropicais. O comércio da espécie representa um mercado crescente e movimenta grandes somas em dinheiro todos os anos. No Brasil, grandes orquidários no Sudeste já produzem milhares de plantas por ano, que são exportadas para outros países ou vendidas até em supermercados.