Terreiros prestam homenagens a Oxum

Imagem de Oxum
Além de festa para os católicos o dia 8 de novembro, feriado de Nossa Senhora da Conceição, também é de homenagens para os praticantes de religiões afro de Aracaju. Eles programaram uma grande festa para a deusa da beleza Oxum, que também tem seu grande dia comemorado nesta segunda-feira, 8.

Ás 5h acontece uma alvorada festiva na colina do Santo Antonio com queima de fogos e apresentação de diversos grupos de capoeira, dança e música. Em seguida os terreiros e adeptos do candomblé e umbanda se concentram na colina para seguir em direção à catedral onde acontece por volta das 11h a tradicional lavagem das escadarias. Essa tradição teve início em 1982 depois de uma promessa de oito estudantes adeptos de terreiros. Hoje quem está à frente da lavagem é o Centro de Umbanda Paraíso dos Orixás, comandado pela ialorixá Angélica Oliveira.

A culminância das homenagens a Oxum acontece na praia de Atalaia, onde diversos terreiros vão prestar homenagens e oferendas à deusa. Por volta das 18h, o bloco Afoxé Omu Oxum, comandado pelo Abaçá São Jorge, composto apenas por mulheres, sairá em cortejo a partir do farol da Orla de Atalaia, seguindo até os arcos, onde acontece show com o Olodum.

A previsão é de que o bloco conte com a presença de 2.500 mulheres adeptas das religiões com matriz africana que estarão caracterizadas com um abadá amarelo. O grande cortejo também deverá contar com a presença de Organizações Não Governamentais (ONG`s), que lutam pelos direitos femininos e de igualdade racial.

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais