Reforma Agrária avança em Sergipe

Família assentada/Foto:Ascom Incra
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, em Sergipe (Incra/SE), divulgou os números oficiais do seu balanço de atividades no Estado em 2008. O relatório, composto principalmente por números e índices relacionados ao assentamento de famílias e a ações destinadas à promoção do desenvolvimento sustentável nos assentamentos sergipanos, apontou um avanço expressivo da reforma agrária no Estado, com a obtenção do segundo melhor resultado dos últimos 10 anos.

Em apenas 12 meses, 639 famílias foram assentadas pelo Incra/SE em 15 projetos de assentamento (PA´s) criados nas diversas regiões do Estado. Números que apontam um crescimento de mais de 300% em relação ao desempenho obtido pela autarquia em 2007, quando foram assentadas em Sergipe 155 famílias.

De acordo com o superintendente regional do Incra/SE, Jorge Tadeu Jatobá Correia, os índices expressivos obtidos em 2008 refletem um momento histórico vivido pela reforma agrária em Sergipe, reflexo de uma forte parceria entre os governos federal e estadual.

“Para a conquista de um resultado tão positivo foram fundamentais as parcerias estabelecidas pelo Incra/SE com o Governo do Estado de Sergipe. O Estado, fortalecendo o seu compromisso social, se apresentou como um grande parceiro da reforma agrária, incrementando ainda mais o trabalho forte desenvolvido pelo governo federal, que vem ampliando investimentos e buscando combater de frente às desigualdades no campo”, analisou Correia.

Parcerias

“Por meio do convênio de obtenção de terras assinado entre o ministro Cassel, o presidente Lula e o governador Marcelo Déda, o Incra passou a obter áreas no Alto Sertão Sergipano com uma agilidade maior. Isso vem nos auxiliando bastante no assentamento de centenas de famílias e contribui de forma decisiva para a redução das desigualdades e da pobreza no meio rural”, afirmou Leonardo Góes Silva, chefe da Divisão de Obtenção de Terras do Incra/SE.

Outro fator considerado fundamental para a melhoria dos números da reforma agrária é a ampliação dos investimentos aplicados pelo governo federal no Estado. Somente em 2008 foram destinados mais de R$ 18,8 milhões às ações desenvolvidas pelo Incra/SE (crescimento de mais de 57% em relação a 2007). 


 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais