Quatro barragens estaduais, que estão no limite máximo de água, foram monitoradas pela Defesa Civil no último final de semana. Devido às fortes chuvas que caíram no Estado durante o mês de maio, o órgão optou por realizar uma operação emergencial para monitorar barragens de Ribeirópolis, a Jacarecica I, em Itabaiana, Jacarecica II, em Malhador/Areia Branca, e a barragem Governador João Alves, em Itabaiana. O Estado possui mais de quinze barragens. Quatro barragens estão no limite
Embora as barragens vistoriadas estejam com limite máximo de água, nenhuma irregularidade foi verificada, de acordo com o major Mendes, da Defesa Civil, que ressaltou ainda que esta ação visa prevenir acidentes como o ocorrido na barragem do Piauí.
Após as verificações iniciais da Defesa Civil, a Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco (Codevasf) e o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) – órgãos responsáveis pela manutenção das barragens – foram convocados para realizarem uma vistoria técnica mais apurada.