Desligamento de energia deixa 10 cidades sem água

Os desligamentos de energia elétrica programados pela Energisa têm provocado interrupção no abastecimento de água em vários pontos de Sergipe. Segundo a Assessoria de Comunicação da Deso, a falta de energia verificada nesta quarta-feira, 28, na captação de água localizada no povoado Ilha do Ouro, em Porto da Folha, deixou desabastecidos os 10 municípios atendidos pela Adutora do Alto Sertão.

“O problema é que a água não retorna às torneiras assim que a energia é religada, pois antes é preciso que haja pressão para encher toda a tubulação que, neste caso, tem uma extensão superior a 150 quilômetros quando somamos todos os trechos da adutora”, explicou o assessor Fernando Fontes.

A falta de energia ocorrida na captação da Deso localizada na Ilha do Ouro demorou quatro horas, provocando a suspensão do abastecimento de água em Porto da Folha, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória, Carira, São Miguel do Aleixo, Nossa Senhora Aparecida, Frei Paulo, Pedra Mole e Pinhão.

A equipe técnica da Companhia de Saneamento informa que a situação só será normalizada nesta quinta-feira pela manhã. De acordo com Fernando Fontes, da semana passada até esta quarta ocorreram três desligamentos de energia e todos afetam a captação da Adutora do Alto Sertão.

Vandalismo

Não bastasse os constantes desligamentos de energia programados pela Energisa, o abastecimento de água no interior também tem sido prejudicado por atos de vandalismo. De acordo com o assessor de comunicação, na madrugada desta quarta-feira uma parte dos cabos da rede elétrica do Sistema de Bombeamento da Deso em Riachuelo foi roubada, causando falta de água naquele município.

“Tão logo verificaram o problema, nossos técnicos comunicaram o fato à Diretoria Técnica, que providenciou a imediata substituição dos cabos, mas a população de Riachuelo ficou desabastecida todo o dia”, informa Fernando Fontes.

Fonte: ASN

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais