Castillo San Felipe de Barajas: joia colombiana

Cores, sabores e gente contagia cada vez mais brasileiros que visita a Colômbia

Sabe aquela cidade que você pensa em fazer algo e ela está sempre a lhe oferecer? Imagine flanar por lugares citados nos romances de Gabriel Garcia Marques? Onde charretes passeiam por ruas cheias de charme? Casarios com balcões bem cuidados tem associação para preservá-los? Do histórico ao moderno, das baladas noturnas aos passeios diurnos, dos lugares românticos aos encantadores. Cartagena das Índias, na Colômbia, é uma agradável surpresa para quem procura um destino turístico que une tradição, cultural, boa gastronomia e variedades de passeios.

Frutas são vendidas em todos os cantos e o Mangobite é um saboroso cortado de manga com sal

Cartagena das Índias foi fundada em 1533 é a capital do departamento de Bolívar, na região do Mar do Caribe Colombiano. Sua região metropolitana é a quinta em maior concentração urbana do país, com seus 800 mil habitantes, e lá a pujante economia do petróleo e náutica, da pesca e do turismo fazem circular milhões de turistas durante todo o ano. E cada vez mais brasileiros.

Casas coloridas com balções herança dos espanhóis

Mas como já publiquei um roteiro completo para conhecê-la, a e não tinha falado sobre o Castillo de San Felipe de Barajas, uma fortificação militar considerada uma das mais importantes da América Latina, o post aqui é como conhecê-lo e o que ver.

Castelo de San Felipe impressiona pela magnitude da construção em pedra, além de torres, passagens e mirantes

Barajas – O castelo é um bem de interesse cultural nacional que a Unesco o incluiu na lista de Patrimônio da Humanidade, e é considerado a maior construção feita por espanhóis no Novo Mundo. Por aí já se tira a grandiosidade da fortificação localizada fora da cidade amuralhada de Cartagena.

Histórico e moderno em vista panorâmica da Baía de Cartagena de uma das torres do castelo

San Felipe foi construído, inicialmente, na segunda metade do século XVI  (1536 a 1657) como função de proteger Cartagena de ataques estrangeiros por ser ponto estratégico de minas de metais preciosos. Sua localização permitia observar possíveis inimigos vindos por terra ou mar.

Vista ainda de fora, observa-se a magnitude da obra

Além da imponente estrutura que se observa por fora, a dica é se perder entre passagens da fortificação espanhola para se achar entre paredões de pedras que levam a túneis e miradouros, quartos, labirintos, corredores, sempre arquitetados de forma a surpreender. Há anexos mais novos nos diversos compartimentos da fortificação, com túneis, mirantes, guaritas e pontes. A partir do Castelo Guardião também é possível tirar fotos panorâmicas da Baía de Cartagena.

A construção abriga passagens, corredores, pontes e locais que levam aos subterrâneos da fortificação
Dicas de Viagem

Localizado na parte leste de Cartagena, mais especificamente na Colina de San Lazaro, é possível chegar até a localidade por meio de uma caminhada do centro da cidade até ele ou por meio dos ônibus de turismo que param lá ou através das “chivas’, um transporte bem tradicional.

Se quiser fugir um pouco do calor, conheça o local de manhã cedo ou no final da tarde. Outra dica é evitar ir ao castelo no meio da tarde, quando os ônibus deixam os turistas lá.

‘Una propina para la negrita”, pede a Palenqueira Maria pelas ruas de Cartagena

As palenqueiras são as tradicionais cartaginenses que vendem frutas vestidas a caráter nas esquinas da cidade. A simpatia e a alegria são marcas registradas.

Não deixe de experimentar os tradicionais doces colombianos vendidos nas barraquinhas por toda a cidade. O café colombiano também é famoso, além dos sucos de frutas, a exemplo do lulo, do corozo e da guanábana (graviola), da limonada servida em carrinhos com gelo.

Culinária colombiana é bem recheada de frutos do mar, principalmente, nas cidades costeiras

As temperaturas da cidade são sempre elevadas. Faz muito calor e por vezes chove durante o dia, com rajadas de trovão e relâmpago.

O assedio de vendedores é comum em toda a cidade. A pechincha é garantida e caso queira comprar joias com esmeraldas, bastante comum em Cartagena e Bogotá, prefira as lojas especializadas.

Ceviche também é bastante apreciado na culinária de Cartagena das Índias

Gastroterapia

Os pratos cartaginenses são, sem sombra de dúvida, à base de frutos do mar, mas não foge a regra a gastronomia colombiana, o tradicional Ajiaco (caldo de batata com milho, frango, servido com abacate, alcaparras e creme de leite). Os pratos de pescado sempre vêm com o arroz de coco, ou seja, “arroz con coco”, muito popular na região do Caribe. Não deixe de apreciar um bom ceviche de entrada.

As arepas presentes pelas ruas das cidades colombianas

Os patacones, pedacinhos fritos de banana da terra crocantes, são sempre servidos como acompanhamento de vários pratos. As arepas são presença certa no café da manhã e costuma ser servido como acompanhamento. Feito a partir da farinha de milho, a arepa tem formato circular e é achatada.

Frutas tropicais são servidas em cumbucas pelas ruas, a exemplo, do zapote

Os sucos e a limonada têm em toda a parte da cidade o seu lugar bem apreciado por turistas. As frutas cortadas e o mangobiche, pedaços de manga verde com uma pitada de sal, é vendido como se fosse batata frita. É a acarajé do cartaginense, ou seja, encontrada em qualquer esquina da cidade.

Corozo parece uma uva, mas tem sabor bastante ácido

As frutas colombianas são parecidas com as brasileiras, mas há algumas diferentes e com espécies variadas: o lulo, o corozo (parece uma uva, mas é muito ácida e não se consome pura), granadilla e curuba (essas duas da família do maracujá e também servida no café da manhã), feijoa (parece uma goiaba branca), borojo, papayuela, caimito, tomate de árbol, tamarindo, gulupa, mamoncillo, uchuva, pitaya. Outras frutas são conhecidas, mas possuem outros nomes: guanábara (graviola), zapote (sapoti), fresa (morango), sandia (melancia), anón (fruta-do-conde), mora (amora).

Leia também

Cartagena das Índias: Vibrante e Encantadora

Bogotá: Surpreendendo Brasileiros

Playa Blanca: Mar azul turquesa ao seu alcance

Conheça também o destino Panamá com o Turismo de Primeira

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais