Deputados aguardam emendas para quadro de pessoal da FHS

Projeto deve ser votado nesta quinta-feira na Alese (Foto: Arquivo Assessoria/Alese)

Os deputados estaduais aguardam que o Governo do Estado encaminhe as emendas ao projeto de lei, que dispõe sobre a transformação do quadro de pessoal especial da Fundação Hospitalar de Sergipe (FHS) para garantir estabilidade aos servidores aprovados em concurso público e que foram contratados em regime celetistas pela FHS. Os servidores temem os efeitos das mudanças que estão ocorrendo na gestão estadual e há anos estão acompanhando os desdobramentos judiciais que poderão culminar com uma possível extinção da Fundação Hospitalar de Sergipe.

Com os novos encaminhamentos que surgiram com a interferência do Ministério Público Federal, o Governo do Estado entende que os serviços da área de saúde passam a ser absorvidos pela administração direta, ocorrendo um esvaziamento nas atribuições rotineiras da Fundação Hospitalar de Saúde a partir da extinção do contrato estatal firmado com aquela fundação.

O projeto de lei que cria o Quadro de Pessoal Especial da FHS está em tramitação e já foi lido em plenário da Assembleia Legislativa, com a perspectiva de ser votado nesta quinta-feira, 27. Os servidores vinculados à Fundação Hospitalar de Sergipe, devidamente aprovado em concurso público, não ficaram satisfeitos com o teor do projeto encaminhado pelo Governo do Estado e solicitaram mudanças e o projeto está sendo aperfeiçoado através de emendas negociadas e debatidas entre servidores e representantes do Governo.

Entendimentos

O deputado Georgeo Passos (Rede) informou que os servidores apresentaram, inicialmente, cinco propostas de emenda, mas acabaram recuando e ficaram contemplados com duas emendas. No entanto, conforme o parlamentar, em uma das propostas de emenda há uma preocupação.

Conforme o deputado, os servidores querem a garantia de que o pessoal aprovado em concurso pela Fundação Hospitalar seja absorvido pela administração direta, enquanto que o Governo coloca no projeto que esta alternativa passaria por análise. No texto defendido pelo Governo, segundo Georgeo Passos, não garantiria a estabilidade aos servidores da Fundação Hospitalar.

A deputada Ana Lula [Lúcia Menezes – PT] disse que não conhece o teor das emendas que serão encaminhadas pelo Governo do Estado e cobrou que o texto fosse encaminhado com antecedência para que os deputados pudessem conhecer o conteúdo e discuti-lo com os servidores antes da votação em plenário na Assembleia Legislativa.

Ao contrário do que pensa o deputado Georgeo Passos, o Governo tem convicção que os empregos estão assegurados com este projeto de lei. De acordo com o secretário de Estado de Comunicação, Sales Neto, o texto foi consensuado, aprovado pelos representantes dos servidores que participaram dos debates, no momento da elaboração do projeto de lei e o texto enviado para a Assembleia não deixa dúvidas que os servidores serão mantidos em seus respectivos postos de trabalho, sem qualquer prejuízo.

Por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais