Rio Poxim: Deso não se manifesta sobre multa de R$ 1,5 milhão

Espumas encontradas no rio Poxim (Foto: Arquivo Infonet)

A Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) ainda não se manifestou sobre a multa aplicada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) no valor de R$ 1,5 milhão pelo suposto tratamento inadequado do esgoto sanitário e pelo descarte irregular de produtos no rio Poxim. Um lastro de espuma, na cor branca, foi encontrada no final do mês de novembro, em um trecho do rio, entre o conjunto Orlando Dantas e o bairro Santa Maria, em Aracaju.

De acordo com o secretário César Viana, ficou comprovado que a espuma é proveniente de detergente lançado pelo sistema de esgotamento sanitário, cujos dejetos não foram tratados regularmente. “No próprio pátio da Deso, foram encontradas as espumas”, ressaltou o secretário. “Não podia prevaricar como gestor, apenas cumprimos a legislação ambiental”, enalteceu Viana.

Procurada pelo Portal Infonet, a assessoria de imprensa informou que a Companhia de Saneamento recebeu a notificação da Sema, mas só se manifestará posteriormente. A assessoria jurídica e o corpo técnico da Deso estão analisando a notificação para então se manifestar, conforme informações da assessoria de imprensa.

De acordo com o secretário César Viana, o processo tramita em grau de recurso e confirma que até o momento a Companhia de Saneamento não se manifestou a respeito da notificação.

Relatório do Instituto Tecnológico de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) apontou que a espuma encontrada no rio Poxim é originada do excesso de amônia e fósforo lançados no meio ambiente, tendo origem na estação de tratamento de esgoto da Deso.

Por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais