Valiant Hearts

Guilherme Sousa Borges
Graduando em História pela Universidade Federal de Sergipe (UFS/MEC)
Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET/DHI/UFS)
Membro do Laboratório de Estudos de Conflito e Paz
E-mail: guiga.borges94@yahoo.com.br
Orientadora: Prof. Drª Tereza Cristina Nascimento França

Lançado em julho de 2014 pela empresa francesa Ubisoft Montpellier (conhecida por franquias como Rayman, Assassin’s Creed e Far Cry), Valiant Hearts: The Great War é um jogo do gênero Puzzle (quebra-cabeça) ambientado durante a Primeira Guerra Mundial e aborda alguns eventos ocorridos no front ocidental. O enredo do game aborda a história de quatro personagens que tem suas histórias cruzadas durante os ataques alemães na França e na Bélgica: Emile é um fazendeiro francês, Anna é uma enfermeira belga, Freddie é um soldado americano que luta pelos franceses e Karl é um soldado alemão e genro de Emile. Diferente de outros jogos ambientados durante o período das Grandes Guerras, como Call of Duty e Medal of Honor, Valiant Hearts não se foca no conflito e nos tiroteios, mas em contar a história de seus personagens e do conflito abordado.

De acordo com a produtora, a principal inspiração para a produção foram as cartas que os soldados enviavam durante o conflito e eles resolveram tentar transmitir um pouco da emoção que essas cartas passam ao leitor. Seguindo essa ideia, o game consegue passar um pouco do horror e do sofrimento da guerra. A primeira impressão que se tem quando o inicia, é que se trata de um jogo infantil e simples, mas com o decorrer do tempo, o cenário fica mais escuro e devastado, assim como a trilha sonora que vai se tornando mais melancólica. Outro momento que mostra bem o terror do campo de batalha é nas missões da enfermeira Anna, que tem que ajudar os feridos, então mesmo sem mostrar de uma forma brutal, é transmitido a tensão do momento.

Lançados em 1947 e se popularizando em 1971, os jogos eletrônicos estão se tornando cada vez mais uma importante parte da cultura humana do século XXI. Logo no seu lançamento foi criada uma ideia de que eram para crianças e que poderiam ser danosos à saúde mental, mas com o tempo essa ideia já está sendo desfeita. Hoje os jogos são os programas mais vendidos para computadores e os games como League of Legends e World of Warcraft conquistam centenas de milhares de jogadores e suas empresas faturam milhões de dólares anuais, além de que vários estudos indicam os benefícios que o vídeo-games proporciona para a saúde mental e a coordenação motora. Vários games são produzidos de uma forma que os tornam verdadeiras obras de arte, como a série Final Fantasy, Shadow of Colossus e o próprio Valiant Hearts: The Great War.

Esse jogo também possui uma proposta didática. Durante o decorrer do game, informações e curiosidades da Primeira Guerra Mundial são mostradas. Outro ponto interessante é o fato de que todas as fases possuem objetos que revelam um pouco mais sobre a época, como complemento às curiosidades. Ainda em relação a essas curiosidades, o ponto mais interessante é que podem ser encontradas ao longo dos cenários são cartas reais escritas por soldados e oficiais que participaram do conflito. Alem de ajudar a quebrar os estereótipos sobre vídeo-games, Valiant Hearts é uma boa proposta para auxiliar professores na sala de aula.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais