Maio amarelo: SE registra média de 460 mortes por ano no trânsito

A enfermeira ainda destacou que o número de acidentes em vias públicas vêm numa crescente preocupante (Foto: Portal Infonet)

Se no Brasil o número de mortes no trânsito é preocupante, o Estado de Sergipe não foge a regra. Segundo a Superintendente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Sergipe (Samu), Conceição Mendonça, o estado registra uma média de 460 mortes no ano. No lançamento da campanha ‘Maio Amarelo’, na tarde desta quinta-feira, 2, no calcadão da Praia Formosa, entidades civis e militares alertaram para a magnitude dos dados.

Conceição Mendonça detalha os números de mortos no trânsito em Sergipe (Foto: Portal Infonet)

Conceição Mendonça explica que esse número de óbitos contribui para sufocar o orçamento da saúde pública. Segunda ela, gasta-se milhões anualmente para o Sistema Único de Saúde (SUS) dar conta da alta demanda de mortos e feridos em acidentes de trânsito. “Entre 60% e 70% dos acidentes de trânsito ocorre devido à imprudência do condutor. Por isso que a nossa meta é a prevenção”, diz. “Os gastos com saúde, a nível hospitalar, somam mais de R$ 260 milhões de reais por ano”, acrescenta.

A enfermeira ainda destacou que o número de acidentes em vias públicas são preocupantes. “Nos últimos cinco anos, nós fizemos um levantamento e verificamos que foram 1.900 mortes em Sergipe por acidente de trânsito”, diz. “Atualmente o Samu realiza uma média de 150 atendimentos por dia. Desse total de ocorrências, 30% são traumas causamos por motociclistas que infelizmente conduzem o veículo sem o equipamento de proteção, no caso, o capacete”, alerta.

Renato Teles explica a importância da campanha (Foto: Portal Infonet)

O superintende da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Renato Teles, ressaltou a importância da união das entidades e diz que a sensibilização é uma arma muito importante para evitar mortes no trânsito. “Os órgãos de trânsito têm a sua participação de educação e sensibilização, mas os motoristas também têm uma grande importância no que diz respeito às leis de trânsito”, diz. “O lema da campanha deste ano fala que no trânsito o sentido maior é a vida, então as pessoas têm que ter cuidado com esse bem precioso”, completa.

por João Paulo Schneider e Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais