Chuvas de julho diminuíram seca grave no sertão de Sergipe

As condições de precipitação observada e climática para o mês de julho de 2019, na região Nordeste do Brasil (Mapa: Monitor de Secas)

Os estados de Sergipe e Alagoas foram os estados que apresentaram, percentualmente, áreas com maiores volumes de chuva no mês de julho de 2019. Isso refletiu na saúde da cobertura vegetal e também na melhora na condição de seca. O site Monitor de Secas informa também que por causa da chuva nos últimos quatro meses, reduziu a intensidade das áreas sob seca grave no Sertão dos dois estados para seca moderada.

Em julho, as maiores precipitações registradas concentraram-se no litoral leste da Região Nordeste, com valores superiores a 200 mm, nos estados da Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Paraíba e no norte do Maranhão. Nas demais áreas, houve grande variabilidade dos totais acumulados, destacando-se uma extensa área no oeste da região Nordeste do Brasil (NEB) e no estado de Minas Gerais, onde as chuvas foram inferiores a 02 mm.

As chuvas ficaram acima da climatologia na maior parte dos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco Paraíba, Piauí e Maranhão, bem como no nordeste da Bahia, sendo que os desvios absolutos mais significativos foram no litoral leste do NEB e no Sertão de Alagoas e Sergipe.

Julho

O mês de julho é climatologicamente seco no centro e oeste da região Nordeste e nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. Valores climáticos de precipitação abaixo de 20 mm são esperados no centro-sul da Maranhão, do Piauí e do Ceará, no oeste da Paraíba e Pernambuco, e no centro-oeste da Bahia e Minas Gerais. Por outro lado, julho é considerado período chuvoso no Litoral leste do Nordeste, desde Rio Grande do Norte até a Bahia, com valores de precipitação mensal acima de 200 mm.

Com informações do site Monitor de Secas

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais