Ministro avalia que agilidade do TRT/SE está abaixo da média nacional

Em Sergipe, o ministro Lelio Bentes participou de uma inspeção no TRT da 20ª Vara. (Foto: Portal Infonet)

O Tribunal Regional do Trabalho da 20ª região (TRT) de Sergipe teve a sua avaliação dos trabalhos nos últimos dois anos divulgada na manhã desta sexta-feira, 6, pelo corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Lelio Bentes Côrrea. O anúncio foi feito sem a divulgação de maiores problemáticas, mas com uma demonstração de preocupação do ministro acerca do tempo de tramitação dos processos na instância regional.

Lelio Bentes pontuou que a Justiça do Trabalho em Sergipe atua de forma atrasada em comparação aos demais estados da federação. “Os índices que dizem respeito ao tempo de duração dos processos e da execução estão abaixo da média nacional em Sergipe. Isso quer dizer que os processos aqui estão tramitando com um certo atraso em relação a essa média. Mas pude constatar que nos últimos 12 meses, a partir da atuação firme da Corregedoria Regional, esses prazos estão começando a cair.”, explicou.

Segundo ele, a preocupação em torno do tempo e do resultado das execuções é generalizada. “A grande preocupação em relação ao Poder Judiciário, não só na Justiça do Trabalho, é com a execução. Nós precisamos aprimorá-la para que as decisões não sejam somente peças decorativas, mas que se convertam em uma transformação que impacte a realidade de quem veio buscar a proteção do Poder Judiciário.”, ressaltou Lelio Bentes.

Ao final, o ministro afirmou que pretende firmar recomendações ao tribunal com o intuito de buscar o aprimoramento dos procedimentos partindo da padronização de prazos. “As recomendações são no sentindo de padronizar os prazos, pois é muito importante que as audiências sejam realizadas no menor tempo possível.”, finalizou.

A presidente do TRT/SE, Vilma Leite, revelou que o tribunal tem conhecimento dos dados e que já está trabalhando para mudar a realidade. “Nosso desejo é transformar essa realidade. Temos vontade, estamos motivados e temos estratégias para enfrentar essa realidade. Acredito muito que brevemente teremos resultados concretos em relação a isso, pois os dados deste ano já apresentam melhorias. Mas temos muito ainda para fazer, por isso, estamos conclamando a todos os servidores para dar um pouco mais de sua contribuição para o tribunal volta a brilhar como sempre brilhou, já que sempre foi referência em celeridade”, comenta.

por Daniel Rezende

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais