Vereadores recusam aumento de parlamentares na Câmara de Itabaiana

Eleitores do município acompanham votação no plenário da Câmara Municipal (Foto: Silas Brito/Ascom Câmara Municipal)

A presidente da Câmara Municipal de Itabaiana, Ivoni Lima de Andrade (MDB), sofreu uma derrota no final da manhã desta terça-feira, 30. A parlamentar se mobilizou para aumentar o número de parlamentares do Poder Legislativo, mas a composição da Casa não será modificada. Por maioria, os parlamentares derrubaram o projeto e manteve a composição atual com 14 vereadores atuando no Legislativo Municipal.

Pelo projeto de emenda à Lei Orgânica do Município defendido pela presidente, a partir da próxima eleição os itabaianenses elegeriam 17 vereadores.

Mas a proposta foi vencida quando colocada para apreciação dos parlamentares em sessão plenária realizada na manhã desta terça-feira, 1o. Alguns vereadores que chegaram a subscrever o projeto de emenda à Lei Orgânica modificaram o entendimento para recusar a proposta.

O vereador Marcos Oliveira explicou que o fato do parlamentar subscrever o projeto não se traduz em apoio à iniciativa. “A assinatura serve apenas para fazer tramitar o projeto, para dar a oportunidade ao plenário decidir”, enalteceu o parlamentar.

O vereador Moisés Mendonça cobrou a realização de uma pesquisa para saber a opinião da população sobre o aumento no número dos parlamentares. “Qual foi a vontade do povo itabaianense?”, questionou. “Por que Vossa Excelência [fazendo referência à presidente do Poder Legislativo Municipal] não teve o cuidado de contratar um instituto de pesquisa para consultar o povo”, complementou.

Antes de colocar o projeto em votação, a vereadora Ivoni Lima informou que o aumento no número de vereadores não implicaria custos adicionais para o município e que a medida estaria beneficiando a comunidade porque aumentaria a representatividade da população no Poder Legislativo Municipal.

Mas os argumentos não foram convincentes e o projeto acabou rejeitado pela maioria. Os vereadores que derrotaram o projeto são do agrupamento do prefeito Valmir de Francisquinho, segundo explicações do assessor de imprensa da Câmara Municipal.

Por Cassia Santana

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais