Avenida Augusto Franco terá ampliação de faixas e ciclovia

Prefeito Edvaldo Nogueira assinou nesta segunda-feira, 21, a ordem de serviço (Foto: Portal Infonet)

As obras de recuperação da Avenida Augusto Franco, mais conhecida como avenida Rio de Janeiro, um dos principais corredores de trânsito da capital sergipana passará por intervenções. O prefeito Aracaju, Edvaldo Nogueira, autorizou nesta segunda-feira, 21, o início das obras.

Dentre as melhorias, a via que dispõe de duas faixas de rolamento terá o acréscimo de mais uma faixa para circulação de veículos em cada sentido e a instalação de ciclovias em todo seu percurso.

A obra orçada em pouco mais de R$ 9,6 milhões será iniciada nos próximos dias e deve ser concluída no prazo de 180 dias. O projeto contempla os 7,5 km de extensão da via que vai do trecho entre a rua Santa Catarina até o viaduto do Detran, e corta os bairros Siqueira Campos, Getúlio Vargas, Pereira Lobo, Ponto Novo, Luzia, Jabotiana e São Conrado. Serão realizados serviços de fresagem (retirada) do pavimento e recomposição do piso, com concreto betuminoso usinado a quente, de 5 cm de espessura.

“Ao todo são quatro corredores de trânsito, um na Avenida Beira Mar que está sendo concluído, outro na Avenida Augusto Franco, mais um corredor no Jardins e o último na avenida Hermes Fontes. O corredor da Avenida Augusto Franco será feito em duas etapas: o primeiro que vai da Avenida Rio de Janeiro até a Etelvino Alves de Lima no São Conrado. A segunda fase ligará a Avenida Airton Teles, na região do mercado central, até a Rio de Janeiro. Ao final de todo o projeto de mobilidade, Aracaju vai dispor de um dos melhores sistemas de mobilidade urbana do Nordeste”, afirma o prefeito Edvaldo Nogueira.

Presidente da Emurb, Sérgio Ferrari, fala que ônibus terão faixas prioritárias (Foto: Infonet)

O presidente da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) explica que todo esse projeto de mobilidade com a melhoria dos quatro corredores de trânsito deve ser concluído em 10 meses. “A avenida Augusto Franco tem um fluxo grande de veículos, principalmente do transporte público, e essa via é estreita, tem apenas duas faixas de rolamento. Vamos fazer da mesma forma que o Estado fez, colocar ciclovia dentro da estrada de ferro, de maneira que possa ampliar a faixa de transporte. Isso vai dar melhor velocidade para os ônibus. Junto com ela teremos dois outros corredores de transporte que serão inciados ainda esse ano de maneira que até o final do ano que vem você possa ter uma grande velocidade no transporte coletivo de Aracaju”, conta Sérgio Ferrari.

O presidente adiantou que com a ampliação das faixas de rolamento, o transporte público será preferência em uma das vias. “Vamos acabar com a faixa exclusiva para ônibus porque acaba prejudicando a mobilidade. Vamos ter vias preferencialmente do transporte coletivo, porque se tiver a exclusividade, em muitas avenidas que são mais estreitas, isso em vez de ajudar, atrapalha”, ressalta Ferrari.

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais