Sergipe registra mais de 3.500 indenizações do DPVAT em 10 meses

O seguro é obrigatório e deve ser pago por motoristas e motociclistas de todo o país (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Nos primeiros 10 meses deste ano cerca de 3.585 indenizações do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) foram pagas em Sergipe. Os dados são da Seguradora Líder, que gerencia o seguro. Ainda segundo o balaço de janeiro a outubro, a grande maioria do que foi pago, cerca de 2.322 indenizações, são referentes à acidentes envolvendo motociclistas.

Os dados também mostram que em todo o país foram pagas, no mesmo período de 10 meses, 289.120 indenizações do Seguro DPVAT à vítimas de acidentes de trânsito. Elas foram divididas da seguinte maneira: 34.018 por morte, 192.525 por invalidez permanente, e 62.577 por reembolso de despesas médicas e suplementares. Em relação ao tipo de vítima, foram pagas 163.619 indenizações por acidentes envolvendo motoristas, 36.456 por acidentes envolvendo passageiros e 89.045 por acidentes envolvendo pedestres.

Extinção do seguro

O presidente Jair Bolsonaro assinou uma medida provisória (MP) que extinguirá, a partir de 1º de janeiro de 2020, o DPVAT. De acordo com o governo, a medida tem por objetivo evitar fraudes e amenizar os custos de supervisão e de regulação do seguro por parte do setor público, atendendo a uma recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU). Pela proposta, os acidentes ocorridos até 31 de dezembro de 2019 continuam cobertos pelo DPVAT. A atual gestora do seguro, a Seguradora Líder, permanecerá até 31 de dezembro de 2025 como responsável pelos procedimentos de cobertura dos sinistros ocorridos até a da de 31 de dezembro deste ano.

por João Paulo Schneider

Com Informações da Agência Brasil

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais