Parte do teto da agência do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) localizado na avenida Ivo do Prado, em Aracaju, desabou na manhã desta segunda-feira, 20. O desabamento aconteceu na sala de atendimento, por volta das 8h30, mas ninguém se feriu. A Defesa Civil e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA/SE) estiveram na agência fazendo vistorias.
De acordo com o coordenador geral do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho e Previdência Social no Estado de Sergipe (Sindiprev/SE), Joaquim Antônio Ferreira, cerca de 300 pessoas são atendidas diariamente na sala de atendimento, local que aconteceu o desabamento. “Por sorte as pessoas estavam na fila e não tinha ninguém sentado nas cadeiras onde parte do teto caiu. Caiu o teto e telhas de amianto. Se alguém estivesse ali ia se machucar feio”, afirma.
Equipes da Defesa Civil, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Sergipe (CREA/SE) e do setor de engenharia do INSS estiveram na agência fazendo uma vistoria no local. “ O incidente aconteceu durante a execução da obra de recuperação do prédio da Dataprev. Um funcionário durante a desmontagem de um andaime mecânico deixou cair um contrapeso, que é um lastro de concreto de 18 quilos, que acabou quebrando as telhas e caindo no salão de atendimentos do INSS, mas isso não compromete a estrutura do prédio, foi uma ocorrência causada durante um procedimento”, explica Major Sílvio Prado, coordenador da Defesa Civil de Aracaju.
A Defesa Civil informou ainda que a empresa responsável pela obra de restauração do prédio da Dataprev tem todas as licenças e autorizações para execução do serviço. “O CREA também participou da inspeção e vai notificar o responsável técnico pela obra para esclarecer porque aconteceu esse incidente. Nós da Defesa Civil recomendamos que a obra seja paralisada até que sejam prestados os esclarecimentos ao CREA e adotadas todas as medidas de segurança”, diz Major Sílvio.
Essa já é a terceira vez que há problemas de desabamento na agência do INSS da Ivo do Prado. Em 2018 parte do teto caiu e a Defesa Civil interditou o prédio. “Em 2018 aconteceu por conta das chuvas, mas, os outros dois desabamentos, incluindo esse de hoje, foram provocados por questões ligadas a obra de reparo no prédio da Dataprev”, afirma Joaquim.
O INSS confirma que ninguém ficou ferido porque no momento do desabamento as pessoas estavam na fila de atendimento, e que mesmo com o incidente o atendimento não foi suspenso. O INSS informou ainda que hoje, no final do dia, a empresa responsável pela obra do Dataprev fará os reparos no local.
Por Karla Pinheiro
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B