Greve Geral: sindicatos anunciam cancelamento de atos em SE

O cancelamento ocorreu em conformidade com as recomendações da OMS sobre o novo coronavírus. (Foto: Portal Infonet)

Uma coletiva de imprensa foi realizada na manhã desta quarta-feira, 18, na sede da CUT Sergipe para anunciar o cancelamento dos atos previstos na Greve Geral em todo o país. Conduzida pelos líderes das principais centrais sindicais (CTB, CUT, CSP Conlutas e UGT), a coletiva esclareceu que a paralisação das principais categorias está mantida, mas as manifestações estão suspensas em conformidade com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre o novo coronavírus (Covid-19).

O momento serviu também para que os sindicalistas apresentassem um documento contendo 18 medidas de proteção aos trabalhadores como forma de sugestão aos governos Municipal, Estadual e Federal. Entre as medidas, estão a necessidade de ampliação de investimentos em educação, de proteção aos moradores de rua, de suspensão dos efeitos da reforma da previdência, de vacinação contra a gripe em todos os trabalhadores, entre outras.

De acordo com o presidente da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB Sergipe), Adeniton Santana, o momento é de responsabilidade com a população, mas sem perder o foco de resistência às atitudes do Governo Federal. “Resolvemos cancelar os atos no dia de hoje, mas continuamos na defesa dos direitos dos trabalhadores. Esse é um momento em que o governo retira direito dos trabalhadores, mas é também o momento em que os trabalhadores mais necessitam desse direito”, afirmou.

O presidente da CUT Sergipe, Roberto Silva, ressaltou que, dentre as medidas sugeridas, uma deve ser levantada com afinco para que a saúde da população não seja comprometida. Trata-se da Emenda Constitucional 95, que prevê o congelamento dos gastos públicos. “É preciso suspender os efeitos da Emenda Constitucional 95 para ampliar os investimentos em saúde pública. Só ano passado, o Brasil deixou de investir R$ 20 bilhões em saúde e isso é fruto dessa emenda”, destacou.

Roberto completou ainda que, apesar da ausência de atos com aglomeração, o dia ainda será de mobilização com um panelaço/apitaço que está previsto para ocorrer às 20h30 desta quarta. “Defendemos que hoje seja um dia de mobilização nas redes sociais e que também haja um apitaço exatamente às 20h30 de hoje em defesa das políticas públicas, do serviço público, além da proteção dos trabalhadores”, finalizou.

por Daniel Rezende

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais