Indiaroba: TRF suspende cobrança de dívidas com INSS e libera FPM

TRF suspendeu retenção de valores no FPM de Indiaroba (Foto: Facebook/Prefeitura de Indiaroba)

O juiz federal Renato Coelho Borelli, do Tribunal Regional Federal (1ª região), determinou a suspensão das cobranças de dívidas previdenciárias e de pagamentos compulsórios do município de Indiaroba enquanto durar a situação de emergência pública decorrente da pandemia do novo coronavírus. Com a decisão, a Prefeitura de Indiaroba terá acesso aos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que estavam bloqueados desde o mês de novembro de 2019.

A suspensão da retenção de valores no FPM correspondentes à pagamentos compulsórios e parcelamentos previdenciários (valores devidos pelo Município ao INSS) atende a um pedido feito pelo município de Indiaroba, que alegou queda na arrecadação municipal em virtude da pandemia mundial. Na decisão, o juiz determinou ainda inclusão de débitos previdenciários vencidos ou prestes a vender em parcelamentos mensais, desde que vencidos durante a situação de emergência pública.

O magistrado se baseou em decisões semelhantes deferidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) recentemente em ações movidas pelos estados de São Paulo e Bahia. Em sua decisão, ele explicou ainda que não se está reconhecendo o direito de o Município se furtar ao pagamento de suas obrigações tributárias, mas sim, de ofertar a possibilidade de priorizar despesas de manutenção de suas atividades. “O que se está reconhecendo é a possibilidade (precária e temporária) de o Município priorizar o uso da sua (atualmente) reduzida capacidade financeira na manutenção de suas despesas correntes, como pagamento de servidores, manutenção de prédios e instalações, dentre outras”, explicou.

O prefeito de Indiaroba, Adinaldo do Nascimento, explicou que a verba do FPM, estimada em R$ 1,1 milhão, estava bloqueada desde o dia 18 de novembro do ano passado, e que partir de agora, a expectativa do Município é de desbloquear os valores retidos e refazer o planejamento financeiro municipal com objetivo de enfrentar as consequências da pandemia do novo coronavírus.

Por Verlane Estácio

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais