Impasse entre SES e sindicatos atrasa pagamento de insalubridade

Secretária da Saúde, Mércia Feitosa, diz que há um impasse entre a SES e os sindicatos (Foto: Jadilson Simões)

Em visita à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) nesta quarta-feira, 2, a secretária de Estado da Saúde, Mércia Feitosa, informou que o pagamento de insalubridade aos profissionais de saúde que estão na linha de frente da pandemia ainda não foi feito por conta de um impasse entre a SES e as classes trabalhadoras.

Questionada pelo deputado Iran Barbosa (PT) sobre esse impasse, a gestora explicou que a SES entende que os profissionais da linha de frente devem receber os 40% de adicional de insalubridade, mas a questão é que os sindicatos querem que todos os profissionais de saúde recebam o percentual.

“Estamos discutindo com a classe trabalhadora e com a CUT. Inclusive, já existe um processo em andamento no Ministério Público do Trabalho (MPT), mas existe uma divergência entre a SES e os sindicatos que querem que seja pago a insalubridade a 100% dos trabalhadores. Na área da saúde, têm profissionais administrativos, por exemplo, e não concordamos com a totalidade do pagamento. Essa é a divergência”, aponta a secretária.

A gestora anunciou que na próxima semana, terá uma reunião entre a SES e as categorias da saúde para negociação e discussão. No último dia 25 de novembro, representantes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) protocolaram ofício na SES, solicitando o pagamento da insalubridade aos profissionais da saúde e continuidade nas tratativas do Acordo Coletivo dos servidores da Fundação Hospital de Saúde (FHS).

Por Karla Pinheiro

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais