Sob o sol da Corrida da Praia

Foto: César Oliveira

Gregos, romanos e egípcios. Cada um explica à sua maneira a existência do sol. No último domingo, primeiro dia do mês de março, mais de 500 corredores participaram da Corrida da Praia. Na companhia incessante do astro luminoso os participantes encararam distâncias de 5 km, 10 km e 15 km.

Entre a mitologia e a realidade, existe o desafio. Para os filósofos, a ideia de desvendar os mistérios do universo. Para os corredores, a busca pela linha de chegada seja qual for o obstáculo. Em comum, no caso em questão, a intensidade do sol.

A Corrida da Praia aconteceu nas proximidades do Bar Mãe Gorda, nas areias do Mosqueiro. Teve muita coisa boa e isso foi culpa da organização, que não deu margem ao erro. Para os chatos, que costumam reclamar de tudo, foi uma corrida chata. Quem seguiu os 10 km e os 15 km ganhou um refresco do carro-pipa.

Correr na praia é sempre uma dádiva. Na presença de centenas de pessoas, em clima de festa, esse benefício se multiplica em energia pura e concentrada. Naquele instante, as ondas, acostumadas com a contemplação, fizeram sua reverência aos corredores que iam e voltavam a cada percurso. A cada marola, um aplauso.

Um das principais características da costa aracajuana é a sua faixa de areia. A praia, na capital sergipana, tem espaço de sobra para receber 500 corredores, dezenas de jogadores de futebol, com suas peladas dominicais, famílias inteiras e cadeiras de bares em toda a sua extensão. É uma grande comemoração. O maior espaço de festa a céu aberto.

A organização da Corrida da Praia foi impecável. Tudo em sintonia, da divulgação do evento até o último corredor que cruzou a linha de chegada. Água tinha de sobra – sempre gelada, importante ressaltar – com pontos de hidratação bem distribuídos. Ainda no final teve brinde. Quem ficou para o sorteio teve a chance de ganhar acessórios para corrida, comidas e televisão.

A medalha, com uma imagem minimalista do sol, foi a lembrança justa de um evento que será muito aguardado no próximo ano. Entre a filosofia e a “correria”, fico com a última. “O sol é para todos”, ou melhor, a corrida é para todos.

Resultados

Para saber o resultado da Corrida da Praia basta acessar aqui. Também tem fotos. As imagens foram registradas pelo fotógrafo César de Oliveira e serão disponibilizadas no site do Tô Correndo.

Divas Runners

Na premiação por categoria, o pódio foi tomado pelas atletas do “Divas Runners Aju”. Foi uma enorme comemoração. Troféu na mão e a felicidade estampada no rosto. Tudo isso serve de estímulo para as demais corridas que irão surgir. Parabéns a todas as corredoras. Para conhece-las bastar seguir o instagram @divasrunnersaju.

1000 Corridas

No blog “1000 corridas antes de morrer” conto um pouco sobre como foi a minha participação na Corrida da Praia. Lá tem um texto sobre um acidente que quase me tirou da prova. Correr é superação. Acesse aqui.

Corrida Cidade de Aracaju I

Seguem abertas as inscrições para a 32º Corrida Cidade de Aracaju. Para este ano, além do tradicional percurso de 25 km entre São Cristóvão e a capital sergipana, foram inseridas duas novas distâncias: 5 km e 10 km. Para fazer a inscrição basta acessar o site.

Corrida Cidade de Aracaju II

Este blog iniciou, na última semana, uma rápida pesquisa sobre a história da corrida. Existem muitos fatos e momentos que foram “esquecidos”, mas que estão registrados em notícias, principalmente nos periódicos sergipanos, a exemplo do extinto Gazeta de Sergipe e Jornal da Cidade. Na próxima semana, período que antecede a realização da prova, será publicado o primeiro texto que conta um pouco sobre a corrida, que já foi considerada um dos principais eventos do país. Aguarde.

Corrida Corredores de Aracaju

A corrida acontecerá no dia 19 de abril, na Passarela do Caranguejo, na Orla da Atalaia, a partir das 7 horas. Serão 10 km na areia da praia. A inscrição, que é limitada a 200 atletas, custa R$ 30,00 e está sendo feita na Central da Corrida. Mais informações pelo telefone (79) 8806-5977.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais