O governador Belivaldo Chagas anunciou na tarde desta sexta-feira, 19, que assinou um contrato com o Fundo Soberano Russo para a compra de 400 mil doses da vacina Sputnik, que serão primeiramente oferecidos ao Plano Nacional de Imunização (PNI).
De acordo com o governador, o Ministério da Saúde terá a opção de incluir estas doses ao PNI, sendo que neste caso, ele assume todos os custos de aquisição e distribuição de vacina pelo país. Caso o Governo Federal não faça uso desta prerrogativa, todas as 400 mil doses viriam diretamente para Sergipe, sendo incluídas no Plano Estadual de Imunização e se somando às outras que já estão sendo aplicadas. Se isso acontecer, o Estado arcaria com estas vacinas, ao custo de 9,95 dólares americanos por dose, num investimento hoje em torno de R$22 milhões.
Ainda de acordo com o governador Belivaldo Chagas, a efetivação do contrato também depende da aprovação de importação pela Anvisa, o que deve acontecer nos próximos dias. O cronograma estimado de chegada das doses é de abril até julho, quando teremos maior volume de vacinas chegando.
“Desde o início fizemos todos os esforços para acelerar a vacinação em Sergipe e agora temos mais confiança de que, graças a Deus, a nossa pressa será recompensada. Vamos continuar a nos proteger, obedecendo às medidas de restrição necessárias, que a vacina, nossa maior arma contra a pandemia, já está bem mais próxima”, destaca o governador.
Com informações da ASN
Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Acesse o link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acesso a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B