Adema: 6 meses para liberar aterro consórcio; 3 meses para o da Torre

                   Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.


O Consórcio Público de Resíduos Sólidos e Saneamento Básico do Baixo São Francisco (CONBASF) – formado por 28 municípios – teve que ingressar na Justiça – e foi vitorioso – contra a Adema por conta de cobranças de taxas ambientais. O juiz Rosivan Machado da Silva, da Comarca de Neópolis, acatou o pedido do consórcio no último dia 20 de julho para o não pagamento das taxas. Aqui  toda sentença:SETENCA LIBERACA TAXAS

E o pior: passou seis meses para licenciar o transbordo do consórcio do Baixo São Francisco, enquanto para o aterro da Empresa Torre, em Itabaiana, foi licenciado LP, LI e LO em 3 meses, sendo bem mais complexo. Por pura coincidência, o presidente da Adema, Gilvan Dias, hoje comanda um programa de rádio na emissora cuja  Torre é a proprietária.

Pelo que os técnicos enviaram ao blog o transbordo do Consórcio do Baixo São Francisco irá direcionar os resíduos da região para o aterro da empresa Estre, contrariando os interesses da empresa Torre.

Por isso, segundo os servidores, o presidente da Adema colocou toda a dificuldade para licenciar os transbordos. Sem outra alternativa, o consórcio começou a operar emergencialmente e aí a Adema embargou por falta de licença.

A situação na Adema é um “Deus nos acuda.” O bom é que vários órgãos fiscalizadores já foram avisados, inclusive emissão de licença em área embargada. Em um município liberaram a licença para um mercado antes da audiência pública, às cegas.

Os servidores da Adema vivem um tempo de coação sem arma, de altíssima pressão, por isso este blog será a trincheira dos que não podem aparecer neste momento. 

Sobre as denúncias recebidas O blog vem recebendo diversas denúncias contra o atual presidente da ADEMA, Gilvan Dias. A primeira das denúncias trata sobre um programa de rádio apresentado pelo mesmo numa emissora de propriedade da TORRE, empresa que possui diversas processos de licenciamento na entidade que ele dirige. Mas não é só isso. O blog também recebeu denúncia de que uma determinada empresa de consultoria ambiental mantém “trânsito livre” na Adema e que os processos de licenciamento que são encaminhados por essa empresa recebem prioridade absoluta, muitas vezes desconsiderando prazos e requisitos legais, e nunca são indeferidos.

Por que será? Quem são os sócios dessa empresa (sobretudo os ocultos)? Por que essa empresa tem tantas facilidades na Adema? Por que a pessoa responsavel por essa empresa age na Adema como se fosse da direção da autarquia? Que tipo de relação é essa? O blog vai investigar a fundo essa historia. Em Sergipe tudo se sabe e todos se conhecem, “porque nada há encoberto que não haja de ser manifesto; e nada se faz para ficar oculto, mas para ser descoberto.” Marcos 4:22.

 

 


Tem boi na linha, na SMTT/AJU! Semáforo em frente a loja Pisolar na Avenida Tancredo Neves: MPE abre procedimento. E a SMTT de Aracaju vai precisar explicar muito tecnicamente a necessidade do semáforo que instalou em frente a nova loja perto do início da via. Estranhamente, quando o antigo EMES, que realizava shows e eventos com centenas de carros e pessoas cruzando àquela Avenida, a SMTT não vislumbrou a instalação de quebra-molas ou semáforo! Por quê agora, MPE?

Aracaju privatizada! Já tem gente torcendo para que Edvaldo seja candidato e deixe a PMA A Prefeitura de Aracaju reabriu o estacionamento da Passarela do Caranguejo corretamente, mas deixou que o espaço público fosse novamente tomado por barracas e foods trucks. Somente uma Ação Pública para que o prefeito resolva cuidar do espaço público. Sem contar que compete com os comerciantes da orla que pagam impostos e ainda fazem “gatos” de energia. Atenção Energisa, faça uma fiscalização na área.

Unigel inaugura oficialmente fábrica em Laranjeiras Em solenidade, que obedeceu todos os protocolos sanitários, a UNIGEL inaugurou na manhã desta segunda-feira, 02, a fábrica de fertilizantes, localizada no município histórico. Desde maio, a empresa vem realizando as operações na antiga Fafen/SE e tem capacidade de produção anual de 650 mil toneladas de ureia, 450 mil toneladas de amônia e 320 mil toneladas de sulfato de amônio. A UNIGEL se torna a maior produtora nacional dos insumos.

Agradecimentos Ao discursar na solenidade, o deputado federal Laércio Oliveira destacou a chegada da Unigel ao Estado de Sergipe, com a inauguração da fábrica de fertilizantes, gerando 1.500 empregos diretos e indiretos na região de Laranjeiras. O deputado agradeceu ao ministro das Minas e Energia, Bento Albuquerque, que levou ao presidente Jair Bolsonaro a necessidade e todas as informações para que a produção de amônia fosse retomada na fábrica. O parlamentar também parabenizou o governador Belivaldo Chagas pelo esforço, seriedade e compromisso, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Tecnologia (Sedetec).


PSDI e Nova Lei do Gás Entre as ações, estão a viabilização da proposta da Proquigel, através do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), sob responsabilidade da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) e da Sedetec. Através de decreto, o Governo também estabeleceu a isenção do ICMS incidente sobre o gás natural na produção de fertilizantes. Como relator da Nova Lei do Gás, o deputado federal Laércio Oliveira também contribuiu para um novo cenário de estímulo para o crescimento das indústrias nacionais

Conquista Já o prefeito de Laranjeiras, José de Araújo, (Juca), presente à solenidade ao lado do vice, Janio Dias, ressaltou que essa é mais uma conquista para o município de Laranjeiras. “A fábrica deve gerar cerca de 1.500 empregos diretos e boa parte deles é direcionado à população local. Claro, aqui temos uma cadeia produtiva em torno da fábrica, que, agora, só tende a se fortalecer. Todos ganham com a instalação da UNIGEL”, afirmou.

Escola O vice-prefeito, Janio Dias, destacou que a UNIGEL trará outros benefícios a Laranjeiras. “No último sábado, 31, assinamos um protocolo de intenções e a empresa vai construir e manter uma escola para atender crianças, adolescentes e jovens, desde o Ensino Infantil até o Ensino Profissionalizante. Sem dúvida, será uma transformação para o nosso município. Que venha muito mais”, acrescentou Dias.


 
Plano Tributário do Setor de Óleo e Gás Na tarde de ontem, 02, o deputado federal Laércio Oliveira (PP) participou da entrega do Plano Tributário do Setor de Óleo e Gás, no teatro Tobias Barreto, em Aracaju. Na mesma solenidade, também estão sendo assinados decretos e protocolos de intenção que buscam, de maneira geral, promover estudos e projetos na área do setor de óleo, gás e fertilizantes, e que muito contribuirão para que tenhamos o desenvolvimento de mais ações voltadas para o setor. Também serão entregues Comendas do Mérito Aperipê.

 





 

9º e-Fórum TIC na Justiça – Network Eventos O 9º Fórum de TIC na Justiça, que acontecerá no dia 05 de agosto, tem como objetivo promover a troca de conhecimentos entre especialistas que irão compartilhar conhecimentos técnicos, cases de sucesso, inovações, soluções tecnológicas, boas práticas e governança de TIC, além de caminhos futuros da evolução técnica, serviços e a melhoria da experiência dos usuários entre Tribunais de Justiça de todo o País. Inscreva-se gratuitamente em: https://lnkd.in/egcg3bi

 

 

 

 

Nestor Sampaio: Ricardo Marques diz que estudo deveria ter sido feito antes de mudança no trânsito A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) alterou para sentido único o trânsito da avenida Nestor Sampaio na manhã de ontem, 02. De acordo com o vereador Ricardo Marques (Cidadania), é necessário um estudo mais aprofundado, os comerciantes alegam que terão prejuízo por conta da mudança. O parlamentar defende que o diálogo entre o poder público e as pessoas que serão afetadas deve existir antes de qualquer mudança. “Em 2016 a administração da época cogitou fazer essa mudança e levantou o tema e com o tempo desistiu. Estamos em 2021 e a realidade é outra, não houve um diálogo com a sociedade, acompanhei a movimentação dos comerciantes daquela região que fizeram um levantamento do prejuízo para o comércio por conta da mudança, mas nada disso foi apreciado”, lamenta o parlamentar.

Trajetos “O mais grave, na minha visão, foi decidir mudar tudo de forma muito rápida, sem uma divulgação ampla na mídia e nos meios de comunicação. A população acordou nesta segunda-feira com o sentido da via em mão única. Até rota de ônibus eles mudaram, os trajetos de cinco linhas sofreram alterações. O normal seria que fosse feita uma campanha para avisar a população”, pontua.

Diálogo O vereador reforça a necessidade do diálogo e critica as mudanças feitas em caráter de urgência e com decisões tomadas de forma impositiva. “Eu não sou contra as mudanças, eu até acredito que as pessoas irão se adaptar, mas é preciso discutir com a população que será afetada para que se chegue a um consenso e não que seja uma decisão individual e impositiva da gestão da prefeitura”.

Viabilidade técnica Aliado ao estudo de viabilidade técnica, Ricardo Marques questiona se o corredor da Avenida Hermes Fontes e os semáforos inteligentes, quando concluídos efetivamente, não iriam impactar em mudanças positivas. “É necessário que a prefeitura de Aracaju, através da SMTT, apresente um documento de viabilidade técnica justificando a necessidade urgente dessa mudança, o próprio Ministério Público de Sergipe entrou com uma requisição para isso. A preparação do corredor da avenida Hermes Fontes e a implementação dos semáforos inteligentes não trarão mudanças positivas para o trânsito da Nestor Sampaio e região?”.

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

CANHOBA SEGUE PEGANDO FOGO – Divulgado nos grupos de WhatsApp da região:

 ELEITOR DENÚNCIA PROVÁVEL ESQUEMA DE RACHADINHA NA CIDADE DE CANHOBA: “Pelo que parece, Bolsonaro e Queiroz andam fazendo escola Brasil a dentro.

 O Ministério Público do Estado de Sergipe inicia investigação acerca de possível ato de divisão de salários (a famosa rachadinha) entre o prefeito CRYSTOPHER DIVINO e o senhor conhecido como DEIVID (residente no povoado borda da mata.) Nesta hipótese, uma pessoa é nomeada para exercer um cargo público sem contudo desempenhar as atribuições que lhe cabem, assim a remuneração referente ao cargo ocupado pelo funcionário fantasma é desviada em proveito do agente nomeante. Em um áudio vazado nas redes sociais, o prefeito de Canhoba diz que “irá dar uma ajuda todo mês a Deivid.” O irmão do prefeito, senhor conhecido como HAWAY (secretário de finanças do município) confirma também em áudio e diz que o valor será de R$500 (quinhentos reais). Deivid, também em áudio, diz que “… aí me registra e eu fico recebendo R$500 (quinhentos reais), eu tiro R$250 em fome zero e perco meu fome zero, se fosse pra ganhar R$1100 pelo menos”. O Ministério Público investigará possível ato de improbidade administrativa e irá convocar o senhor Deivid para prestar depoimento. O mesmo afirma que seria nomeado, e receberia apenas R$500 (quinhentos reais). Caso seja condenado, o prefeito da cidade de Canhoba poderá perder o mandato e ser responsabilizado cívil e criminalmente pelos seus atos.” Os áudios:

 



EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO



Dia Nacional da Construção Social (DNCS) No dia 21/8, a Comissão de Responsabilidade Social da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CRS/CBIC) promove o Dia Nacional da Construção Social (DNCS). O evento virtual, que começará às 16h, contará com um show do cantor Michel Teló. Além disso, a Maria Paula Fidalgo ficará a cargo da apresentação do DNCS. “Esta edição especial será uma grande homenagem ao enorme contingente de trabalhadores do setor. Trabalhadores estes que durante toda a pandemia não hesitaram em cumprir com suas responsabilidades e mantiveram o setor ativo com o intuito de garantir a continuidade do trabalho de nossas empresas e a preservação de seus empregos. O momento será de comemoração virtual da parceria entre trabalhadores, empresários e fornecedores, numa lição de plena cidadania”, disse a presidente da CRS/CBIC, Ana Cláudia Gomes. A ASEOPP está colaborando com a divulgação evento. Inscrições pelo link: www.cbiconline.sistemaboss.com.br





PELO TWITTER


www.twitter.com/DalaiLama Like anyone else, I too have anger in me. However, I try to recall that anger is a destructive emotion. Scientists say anger is bad for our health; it eats into our immune system. It destroys our peace of mind. We shouldn’t welcome it or think of it as natural or as a friend



www.twitter.com/emirsader Acaba prazo para Bolsonaro provar fraude em eleições; Justiça precisa agir



www.twitter.com/DomVicenteF Jesus, Senhor da verdade, o que será de sua gente, nas mãos de quem mente? Da justiça, que pune o pobre somente; deixando a Vale destruir, impunimente. E do nosso Presidente com suas palavras e gestos inconsequentes. Livrai-nos da covardia de sermos, como cristãos, indiferentes.


www.twitter.com/minc_rj Bolsovirus defende uma suposta transparência para urnas eletrônicas.
E impõe sigilo de 100 anos para seus filhos e à não punição de Pazuelo.
Falsa transparência para tumultuar.
Obscuridade secreta para acobertar!


www.twitter.com/Lgadvaju O Prefeito de Aracaju @EdvaldoNogueira não realiza repescagem há cerca de um mês. São milhares de pessoas que não conseguiram tomar vacina por N fatores, e agora estão desassistidas pela Prefeitura. Engraçado que @EdvaldoNogueira anunciou na TV Sergipe um calendário de repescagem


Siga Blog Cláudio Nunes: 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 




Frase do Dia
“Gosto de palavras na cara. De frases que doem. De verdade ditas (benditas!). Sou prática em determinadas questões: ou você quer ou não.” Rachel de Queiroz.

Ouça e compartilhe! https://www.vaticannews.va/pt/mundo/news/2021-08/holocausto-cigano-papa-francisco-perdao.html

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais