Anvisa deverá recolher 59 doses da vacina CoronaVac em Sergipe

Essas doses fazem parte dos lotes do imunizante que a agência reguladora determinou o recolhimento (Foto: Flávia Pecheco)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou nesta segunda-feira, 27, que aguarda a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recolher as 59 doses da vacina CoronaVac (Instituto Butantan/Laboratório Sinovac) que estão em Sergipe, mas fazem parte do lote interditado por meio de resolução publicada no último dia 22 de setembro.

 

De acordo com a Anvisa, alguns lotes da vacina CoronaVac foram interditados após constatação de que dados apresentados pelo laboratório não comprovam a realização do envase da vacina em condições satisfatórias de boas práticas de fabricação.

A Anvisa informou que diante da situação, e considerando as características do produto e a complexidade do processo fabril, já que vacinas são produtos estéreis (injetáveis) que devem ser fabricados em rigorosas condições assépticas, adotou medida cautelar de recolhimento das doses com o objetivo de mitigar um potencial risco sanitário.

A SES destacou que nenhuma dose dos lotes citados pela Anvisa foi usada no estado. Ainda segundo a pasta da Saúde, essas doses foram recolhidas pelo Governo de Sergipe e estão em separado, à espera do recolhimento por parte da Anvisa.

A Anvisa enfatiza que a vacina CoronaVac permanece autorizada no país e possui relação benefício-risco favorável ao seu uso no país, desde que produzida nos termos aprovados pela autoridade sanitária.

por João Paulo Schneider 

Portal Infonet no WhatsApp
Receba no celular notícias de Sergipe
Clique no link abaixo, ou escanei o QRCODE, para ter acessos a variados conteúdos.
https://whatsapp.com/channel/
0029Va6S7EtDJ6H43
FcFzQ0B

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais