“Quando a esperteza é muita, come o dono”. Sobre o orçamento secreto

                                                             Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
                        “O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

2022 começará a oferecer desenhos interessantes para a disputa presidencial e alianças antes impossíveis.

Lula não faz mais acenos, quer o ex-governador Geraldo Alckmin como seu vice. “Quero montar uma chapa pra ganhar”, declarou. O ainda tucano Alckimin deve sair do PSDB e se filiar ao PSB, com isso ou faz de Márcio França o próximo governador de São Paulo ou o petista Fernando Haddad.

Se Lula topar rifar Haddad para ter Alckimin, será um claro sinal de que ele não está preocupado com chapas petistas aos governos estaduais, vai querer palanques fortes, diversos e com capacidade de aglutinação para preencher vagas na Câmara dos Deputados e Senado com parlamentares alinhados ao projeto.

Lula sabe que precisa reduzir o poder de fogo do Centrão em caso de vitória na eleição.

Por isso, mais importante que governadores serão as boas alianças e a eleição do maior número de parlamentares para conter o Centrão.

Nesse caso, a decisão do senador Rogério em votar sim para o orçamento secreto, contrariando orientação do partido e do próprio Lula, colaborando com o fortalecimento de Bolsonaro e deputados do Centrão, pode ter jogado sua pré-candidatura ao governo no vinagre.

Como disse o mineiro Tancredo Neves, “quando a esperteza é muita, come o dono”.


STF vai abrir a caixa preta do orçamento secreto O orçamento secreto será exposto, o blog não tem dúvidas que o STF vai abrir a caixa preta dos recursos que são públicos e oriundos dos contribuintes. Essa insistência em esconder o destino destas verbas levanta suspeita em toda população. E depois do presidente do PL do Maranhão pego com propina de recursos do orçamento secreto agora não tem jeito. Quem tiver medo e se lambuzou no doce que se cuide.

 

 

 

Homenagem O presidente do Poder Judiciário de Sergipe, desembargador Edson Ulisses de Melo, foi homenageado, na última sexta-feira, com a Medalha do Mérito Judiciário no grau Grã-Cruz do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul (TJMS).

Honraria “É muito honroso receber a Medalha do Tribunal de Justiça de um Estado da região Centro-Oeste do país, que vem se destacando, inclusive premiado no dia de hoje pelo CNJ, pelo excelente trabalho no Poder Judiciário Brasileiro”, destacou agradecido o Presidente do TJSE. A honraria foi concedida pelo Conselho da Ordem do Mérito Judiciário do Estado do Mato Grosso do Sul, por indicação do Presidente, Des. Carlos Eduardo Contar.

 

 

 

Diretoria do Confiança exclui dependentes Pelo twitter, o radialista e diretor da Associação dos Cronistas Desportivos de Sergipe – ACDS, Elder Santos, fez críticas à decisão unilateral da diretoria do Confiança de tirar dos sócios o direito de ter dependentes no plano do clube. “Que, com atitude, não demostra trazer o torcedor para o seu lado, principalmente em um ano de 2022 onde o apoio e a participação da torcida agredida dentro e fora de campo será necessário”, registrou lembrando que “o Confiança é mais do que vocês.”

Diretoria que só pensa na política partidária em 2022 Lamentavelmente, o atual presidente, Yago França, conseguiu uma desastrosa e desmoralizante campanha na série B. Ao invés de cuidar do Confiança preferiu expor suas intenções partidárias para 2022 e deixou o clube à deriva. Deveria renunciar à presidência para cuidar dos seus afazeres partidários. Lamentável!

Encontro de Mulheres Progressistas em Nossa Senhora da Glória O deputado federal Laércio Oliveira (PP) participou de mais um Encontro de Mulheres Progressistas, dessa vez no município de Nossa Senhora da Glória, no Alto Sertão Sergipano. A Caravana reuniu nesta sexta-feira, 3, em sua quinta edição, mais de 200 mulheres com o objetivo de ampliar as filiações e incentivar a participação delas na política.

Organização Laércio Oliveira elogiou a organização do encontro e agradeceu a participação de todas. Para ele, a mulher precisa ocupar espaços de destaque. “Quero aqui agradecer a cada uma que veio aqui para participar desse importante encontro. Como o próprio nome diz: Fortalecendo o Futuro. É dessa forma que eu enxergo, com as mulheres ocupado seus espaços e cada vez mais atuando e participando dos debates e do desenvolvimento do nosso Estado”, disse o deputado.

Filiações A coordenadora Estadual do Progressistas Mulher, Glória Sena, destacou a importância do encontro e o esforço que o partido tem feito para ampliar as filiações. “Nós dividimos o Estado em sete polos e a cada encontro a gente escolhe uma região contemplando os municípios próximos. Nesta sexta, nós estivemos em Nossa Senhora da Glória com a participação de mulheres de Graccho Cardoso, Feira Nova, Monte Alegre, Ribeirópolis, Porto da Folha e Poço Redondo, Canindé, Frei Paulo, Cumbe, Nossa Senhora Aparecida e São Miguel do Aleixo”, disse.

Espaços A advogada Gabriela Céspedes, de Ribeirópolis, agradeceu o convite e disse que a mulher pode ser o que ela quiser. “Fiquei muito feliz em ser convidada para participar do Encontro de Mulheres Progressistas. Aproveitei para intensificar dentro de mim e tenho certeza que dentro de todas que estavam lá, que nós podemos ser o que quisermos. Isso é muito importante porque cada dia mais a gente vem galgando espaços dentro da sociedade e a gente precisa lutar para que a gente alcance o que almejamos”, destacou. O encontro teve a participação do ex-deputado e ex-prefeito de Ribeirópolis, Antônio passos; o vereador Max de Zé Toinho; a ex-prefeita de Ribeirópolis, Regina Passos; a ex-vereadora de Monte Alegre, Fátima e Tiago Rangel, coordenador Regional do Progressistas.

Socorro: Prefeitura obtém nota 9.5 em avaliação sobre transparência O município de Nossa Senhora do Socorro, mais uma vez, destaca-se no cenário estadual pelo nível de transparência. Em avaliação realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), neste ano de 2021, o Portal da Transparência da Prefeitura de Socorro obteve nota 9.5 por abastecer o portal com dados atualizados e solicitados, atendendo ao que preconiza a Lei da Transparência.

Responsabilidade Com a nota, a Prefeitura foi classificada em um nível elevado de transparência das contas públicas, deixando evidente para a população a seriedade e responsabilidade do trabalho realizado pela gestão municipal. Para o secretário de Controle Interno, Valter de Souza, o desafio de alimentar o site é grande, principalmente em virtude da extensão territorial e populacional do município. “A sensação é de dever cumprido, até porque esse é um trabalho que requer muita parceria e harmonia entre as secretarias municipais”, declarou.

Compromisso e respeito De acordo com o prefeito Padre Inaldo, os excelentes resultados obtidos nas avaliações estão diretamente ligados ao compromisso e respeito firmado com os socorrenses. “Fazemos questão de deixar tudo em evidência, mostrando como os recursos estão sendo aplicados, porque esse é o nosso compromisso com o povo”, disse. Ele ainda dedicou a conquista aos servidores. Na avaliação do ano anterior, o município recebeu nota 9.1, também classificada em nível elevado de transparência.

Governo aprova e sanciona Lei que declara o Ofício das Catadoras de Mangaba Patrimônio Cultural Imaterial O Governo de Sergipe aprovou e sancionou a Lei nº 8918/2021, de autoria das deputadas estaduais Gracinha Garcez (PSD) e Maria Mendonça (PSDB), através da qual o “Ofício das Catadoras de Mangaba” e a mangaba são declarados Patrimônios Culturais Imateriais de Sergipe. “O trabalho que essas mulheres fazem é responsável pela geração de renda e sustento de muitas famílias sergipanas. E isso precisa ser reconhecido e valorizado”, frisou Gracinha.

Municípios As catadoras de mangaba em Sergipe atualmente estão concentradas em associações nos municípios de Indiaroba, Itaporanga d’Ajuda, Japaratuba, Barra dos Coqueiros, Estância, Pirambu e Aracaju. Elas produzem itens diversos (licor, doces, mousse, biscoito, geleia…) não só do fruto da mangabeira como também de outras frutas da restinga.

Conservação e zelo A deputada Gracinha celebrou a lei sancionada: “essas mulheres catadoras de mangaba são importantes demais para a economia. Elas cuidam da conservação da fruta, desenvolvem e aprimoram práticas e saberes de manejo… enfim, zelam por algo que entendemos como um patrimônio cultural imaterial. Estou muito feliz com a atitude do governador Belivaldo ao sancionar nosso projeto”, pontuou Gracinha Garcez.

ABIH-SE promoverá de hoje, 6 até o dia 9, 2ª edição do road show Viva Aracaju A Associação Brasileira de Indústria de Hotéis em Sergipe (ABIH-SE) divulgará o destino da capital sergipana com a realização do road show Viva Aracaju, desta vez, na região Centro-Oeste do país, em Brasília/DF e Goiânia/GO, de hoje, 6, a 9 de dezembro. A ação faz parte do projeto em parceria com a Prefeitura Municipal de Aracaju, que tem o objetivo de impulsionar as atividades dos setores do trade turístico através de ações promocionais de marketing e promover o destino Aracaju.

Expectativa A região Centro-Oeste é a segunda a receber a edição do road show Viva Aracaju. A expectativa é de que cerca de 300 agentes e operadores de viagens sejam capacitados para vender o destino Aracaju e aumentar a competitividade do destino turístico da capital sergipana no mercado nacional. Além da programação que inclui exposições sobre a cidade e apresentações lúdicas e artísticas, a edição do road show exibirá uma apresentação musical típica da região: o forró pé de terra, representado por um trio nordestino que promete contagiar os participantes e animar a noite de capacitação ao ritmo do forró, o ritmo que atrai turistas para a Marinete do Forró, um dos atrativos turísticos da capital sergipana.

 

Hospital Primavera e a prática da medicina hospitalar O Hospital Primavera implantou há 10 anos o Serviço de Medicina Hospitalar, um modelo de assistência ao paciente bastante comum nos hospitais dos Estados Unidos e da Europa, assim como nos melhores hospitais do nosso país. Este modelo traz grandes ganhos às instituições que o têm, traduzidos em uma assistência de elevada qualidade oferecida aos seus pacientes. No link abaixo o Dr. Enilson Vieira Moraes, em entrevista a Viviane, coordenadora do CEP/RP- Centro de Ensino e Pesquisa da Rede Primavera, fala sobre o assunto, ou seja, o modelo da Medicina Hospitalar no Hospital Primavera:https://www.redeprimavera.com.br/leitura/1808/hospital-primavera-completa-10-anos-com-o-projeto-de-medicina-hospitalar.htm


 

 

 

OXE Cidadão A OXE Card, empresa 100% sergipana, está proporcionando soluções para diversos municípios sergipanos com produtos voltados a cada realidade local. Uma delas é o OXE Cidadão, um cartão de benefícios com foco social e voltado às famílias de baixa renda. No último dia 03 de dezembro, ele foi lançado pela Prefeitura de Indiaroba como o programa Bolsa Família Municipal. Além de fortalecer a economia local, uma vez que o valor transferido para cada família só poderá ser utilizado no comércio da cidade, o Bolsa Família Municipal levará mais dignidade e qualidade de vida à população mais carente. A depender do convênio, o OXE Cidadão pode ser utilizado não somente para a compra de produtos alimentícios, mas gás de cozinha, carnes, remédios, limpeza e higiene, entre outros necessários ao bem-estar das famílias.





 


Caderno Croqui, livro de Ronaldson em fase de pré-venda até o dia 17 de dezembro A coletânea de poemas realizada pelo próprio autor e consolidada neste Caderno Croqui apresenta as primeiras poesias e alguns trabalhos em artes visuais de Ronaldson garimpados de escritos de 1985 a 1996. Numa primeira leitura trata-se de um livro leve que, a princípio, apresenta um recolho despretensioso dos primeiros escritos e desenhos de um jovem autor, que vai ganhando um corpo visual, verbal e linguístico mais complexo a cada nova produção que enuncia – para ao final firmar-se como uma coletânea madura e necessária para a compreensão da genealogia desse mestre de verbo e traço e da sua influência imagética na composição do quadro literário e artístico da cena aracajuana nas décadas de oitenta e noventa do século passado. Compre aqui: https://www.editoramondrongo.com.br/produto/251691/caderno-croqui

 


PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DC tem pré-candidato ao governo em Sergipe Em reunião da Executiva Reunião da executiva do DC – Democracia Cristã de Sergipe – foi ratificada a pré-candidatura ao governo do médico geriatra Antônio Cláudio, que também faz parte da executiva do partido. Entre os presentes na reunião, Alisson, vice-presidente estadual e o presidente da JDC Lukas Mikael.

 

 



 


Da série de fotografias do cidadão Wanderson Andrade: https://www.instagram.com/wander.bastoss/     Manoel Pinheiro, 76 anos. Alagoano, mora em Sergipe desde muito pequeno. Vive na zona rural da Capela-SE. Conversamos por cerca de uma hora. Ele nos contou várias experiências. No final, ainda cantou uma bela canção caipira.

 

 

 

 



EVENTOS ONLINE – É SÓ ENVIAR PARA DIVULGAR NESTE ESPAÇO


Webinário hoje, 06/12 O Ministério Público de Sergipe, por meio da Escola Superior (ESMP) e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Patrimônio Público e da Ordem Tributária, promoverá hoje, 06,  a partir das 15h, o Webinário “Lei de Improbidade Administrativa reformada e as possíveis saídas para os desafios do ônus argumentativo decisório”. O evento virtual é em alusão ao Dia Internacional de Combate à Corrupção, celebrado no dia 09 de dezembro, e terá como objetivo abordar as novidades trazidas após a reforma da Lei de Improbidade Administrativa e as dificuldades a serem enfrentadas pelos operadores de Direito para adaptá-las aos casos concretos, tais como dificuldade probatória, na demonstração do dolo e no ônus argumentativo das decisões. O Webinário terá como palestrante o Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas do Estado de Sergipe e Mestre em Direito, Ismar Viana. Não haverá certificação para o público externo, portanto não é necessário fazer inscrição. Transmissão: canal do MPSE no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=AbTk7_JdzjQ

 

 

PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


ARTIGO

Cajus e Cajuís… Por Antônio Samarone, médico sanitarista. http://blogdesamarone.blogspot.com/



Parei na entrada da Gameleira para comprar cajus, e encontrei uma festiva roda de gente, lorotando e tomando uma caninha com caju. Dizem ser um tira-gosto divino.

Depois de 500 anos, eles continuam repetindo um ritual Tupinambá.

Além das palmeiras onde cantavam os sabiás, os portugueses encontraram no Brasil, os cajueiros. Os Tupinambás desciam para o litoral, nos tempos dos cajus. Era uma festa: os frutos serviam de alimento, o sumo de vinho e a castanha de pão.

Os índios faziam vinho de caju.

Na verdade, o fruto é a castanha. “O caju é o pedúnculo carnudo e sumarento que dá o vinho e o vinagre.” – Câmara Cascudo.

“Do sumo desta fruta faz o Gentio vinho, com que se embebeda, que é de bom cheiro e saboroso.” – Gabriel Soares de Souza (1587).

Nos batizados lá em casa, papai servia aos convidados vinhos de caju, jenipapo e jurubeba. Eu só conheci vinho de uva, depois de grande. Não sei se ainda esses vinhos nativos são produzidos em Sergipe.

Havia uma brincadeira selvagem, se esquentava a castanha e com o óleo fervendo se fazia tatuagens primitivas. Na verdade, causava-se uma queimadura. Ainda bem que esqueceram essa maluquice.

O Carrilho continua fornecendo castanha assada para o Brasil.

Se contavam os anos pelas safras de cajus. “Acaiú” significa o ano, para o indígena da raça Tupi. Eu estou completando 67 cajus.

“Se diz no Nordeste: tenho quarenta cajus, valendo quarenta anos.” – Câmara Cascudo.

Os cajuís são silvestres, menores e travosos. Excelentes para doces.

“A natureza dos cajus é fria. São medicinais para os doentes de febres e para quem tem fastio. Fazem bem ao estomago, e muitas pessoas lhe tomam o sumo pela manhã, em jejum, para a conservação do estomago. Fazem um bom bafo a quem os come pela manhã, e por mais que se coma deles, não fazem mal a nenhuma hora do dia. São de tal digestão que em dois credos se esmoem.” – Gabriel Soares de Souza (1587)

O caju (Anacardium occidentale) é natural do Nordeste do Brasil.

A presença em outros continentes é posterior a chegada dos portugueses por aqui. Garcia da Orta, não cita a existência dos cajus em seu clássico “Colóquios dos Simples e Drogas da Índia e Goa”, escrito em 1563. Não existiam por lá.

A safra de caju continua sendo um acontecimento da cultura popular, pelo menos nos Condados do Mosqueiro, Areia Branca, Gameleira, São José e Robalo.

Val dos Cajus faz sucesso com os turistas, vendendo o caju ainda nos galhos do cajueiro que ele carrega na cacunda, com uma boa dose de cachaça. A Semana passada ele foi entrevistado por uma jornalista de São Paulo. Uma cachaça com caju custa cinco contos.

PELO TWITTER

www.twitter.com/vaticannews_pt #PapaFranciscoGrécia A fé exorta à hospitalidade: “Não é ideologia religiosa, são raízes cristãs concretas”.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



www.twitter.com/BlogdoNoblat

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 






Siga Blog Cláudio Nunes:

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

 



Frase do Dia
“Quanto a você, da aristocracia,
Que tem dinheiro, mas não compra alegria,
Há de viver eternamente sendo escrava dessa gente
Que cultiva hipocrisia.” Noel Rosa.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais