Janela partidária mostra fraqueza dos partidos no Brasil

                         Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.

Desde ontem, 03, foi iniciada a chamada janela partidária com o prazo de 30 dias para parlamentares se filiarem sem perder seus mandatos. Isso acontece seis meses antes do pleito eleitoral.  
Na prática, a janela partidária permite o festival da “suruba” partidária que assola este país há muito tempo.

É uma forma que os parlamentares encontraram para resolver seus problemas de fidelidade partidária. Na verdade, os partidos no país, até mesmo o PT, não têm ideologia nenhuma como pregam em seus estatutos.

Cada um muda de partido preocupado apenas com sua reeleição e uma melhor composição para que continuem nos seus mandatos com a reeleição.

No Brasil, os partidos políticos são meros coadjuvantes da eleição. Aliás, boa parte deles não passa de uma sigla registrada que fica em baixo de braço de alguma liderança. Tem alguns que o cacique político nunca mudou desde a fundação.

No mundo político sério, os partidos coordenam a votação de seus parlamentares que sofrem sanção. Aqui é uma verdadeira piada. Um bom exemplo é o PT, que apenas soltou uma nota contra o voto decisivo do senador Rogério Carvalho em prol de Bolsonaro no chamado orçamento secreto. Em um país sério, com partidos fortes, Rogério seria banido do partido, mas parece que tudo foi uma orquestração com o apoio por baixo do pano do ex-presidente Lula.

São poucos os parlamentares que se preocupam e defendem uma verdadeira reforma partidária, passando pela redução do número de partidos e acabando de uma vez com essa promiscuidade chamada janela partidária.

Nada muda! A janela promíscua mostra que os partidos não têm jeito. Continuarão como verdadeiras “casas da mãe Joana” onde vale tudo, menos seriedade. Porém tem um detalhe importante: qual o motivo de cobrar seriedade da classe política se a maioria dos eleitores não valoriza o seu voto?


Gabi de Dr. Gilson tem oportunidade de fazer, e muito, a diferença nas eleições legislativas de outubro próximo E o jornalista Anderson Cristian saiu na frente no blog dele (Andersonsblog) anunciando a candidatura de Gabi de Dr. Gilson como possível candidata a deputada estadual este ano: “Secretária da Juventude e do Desporto de Estância, Gabriela Meneses, ou Gabi de Dr. Gilson, não tem sido apenas um nome familiar numa gestão de reconhecido sucesso. A filha do prefeito Gilson Andrade (PSD) se adapta bem ao apelido que seu pai ganhou: correria! Aliás, diga-se, a bem da verdade, que talvez Gabi faça até mais jus, viu?, visto que jovem, mulher, ocupando uma pasta que, em Estância, tem uma importância ímpar, pois qualquer gestor estanciano é sempre muito cobrado pelas ações esportivas e voltadas para os jovens do município, ela tem dado conta do recado de boas.” 

E continua Anderson: “O estanciano ama as atividades esportivas como poucos, e Gabi tem correspondido a esse amor comandando uma efervescência de eventos esportivos desde o ano passado, mesmo com todas as dificuldades impostas pela pandemia. E agora, em 22, ela pode ser decisiva também em outro tipo de disputa: a política. Sim, porque seu nome tem sido ventilado como possível pré-candidata a deputada estadual. E seu desempenho na vida pública até este momento indica claramente que uma presença sua na Alese pode alavancar, a um só tempo, algumas questões mais do que necessárias ao parlamento sergipano.” Leia todo o texto aqui: http://andersonsblog.com.br/gabi-de-dr-gilson-tem-oportunidade-de-fazer-e-muito-a-diferenca-nas-eleicoes-legislativas-de-outubro-proximo/

Paciente denuncia descaso na saúde pública de Lagarto: “Falta até agulha!” Fonte: O Bolo é Grande: Ontem, (3), o Programa Sergipe em Destaque, 102.7 FM, trouxe o caso de uma paciente com diabetes, a senhora Maria Aparecida, moradora do povoado Açu Velho. Segundo o relato de Dona Maria, não há medicamentos e insumos suficientes para o tratamento da diabetes. “Eu tenho diabetes, então, preciso ser medicada diariamente, mas só estou conseguindo os remédios para 15 dias, no Posto de Saúde do Açu Velho. Também tenho colesterol alto, e não há medicamentos. Nem uma nova consulta estou conseguindo marcar. Falta até agulha!”, contou.

Negligências Dona Maria Aparecida denunciou outras negligências ocorridas no município. “Aqui, não tem nem agente de Saúde. Tem criança de sete meses que nunca foi pesada, idosos com hipertensão que não estão sendo medicados. Tem uma criança de sete anos que está com nódulos ao redor dos olhos. Fui atrás de uma consulta para ele, mas não tinha médicos disponíveis. A mãe da criança teve que levar em um médico particular, mesmo assim, ele precisa de acompanhamento”, relatou. Sobre o caso da criança com nódulos, o apresentador Aclécio Prata conversou ao vivo com o conselheiro tutelar de Lagarto, Alex Reis. “É preciso que os pais e mães levem essas problemáticas para o Conselho Tutelar, para que possamos cobrar do Município o atendimento e tratamento adequado para essas crianças”, disse.

Capela: “Casos zerados são a prova de que seguimos o caminho certo”, comemora Silvany Mamlak Com 93% da população vacinada em primeira dose, a cidade de Capela, localizada a 65 km da capital, pela primeira vez este ano, registrou na última quarta-feira, 02, uma vitória contra a Covid-19: o município voltou a zerar o número de casos ativos e monitorados relacionados à doença.O dado foi comemorado pela prefeita do município, Silvany Mamlak, que atribui este importante avanço à imunização da população e o trabalho das equipes de saúde do município, desde a prevenção, através da vacinação, ao diagnóstico e acompanhamento. 

Preocupação e importância “Quando os casos aumentaram desde o fim do ano, nos preocupamos pois lembramos do quão difícil tem sido a pandemia, mas graças a Deus e com vacina no braço da população, estamos vencendo de verdade a pandemia e os casos zerados são a prova de que seguimos o caminho certo em Capela”, afirmou. Capela sentiu cedo a importância da vacinação. A cidade já ultrapassou a marca de 31 mil pessoas vacinadas em primeira dose e mais 26 mil já estão com a imunização completa. Além disso, já foram aplicadas 8794 doses de reforço.

Números Ao todo, a cidade registrou um total de 3.263 casos desde o início da pandemia e 49 óbitos pela doença, sendo que apenas uma notificação foi realizada em 2022. Antes do único óbito registrado em 2022, notificado na última sexta-feira, só foram registradas mortes por COVID-19 há seis meses, em 30 de junho do ano passado. Já casos que resultaram em internações recuaram em julho do mesmo ano. Além disso, a cidade não registrou novos casos de COVID-19 entre setembro de 2020 e janeiro de 2022.

Dose de reforço Para Silvany, este gesto mostra que a população entendeu que a vacinação é a maneira mais eficiente de vencer o vírus. “A adesão da população foi muito importante para esses dados, pois o número de casos graves diminuiu drasticamente em nossa cidade durante esses meses mais críticos”, afirmou. “Mesmo com estes dados, é importante avançar na dose de reforço. Até o momento, conseguimos vacinar 25% da população com a terceira dose, o que pode ser ampliado para dar mais saúde e segurança de que venceremos a pandemia. Por isso, peço a todos que verifiquem o seu cartão de vacinação e não deixem de se vacinar”, concluiu Silvany.

Mulheres na Política” será tema da Sessão Especial na CMA Com o objetivo de conscientizar sobre a importância e debater os interesses femininos, protocolado pela vereadora Sheyla Galba (CIDADANIA), em nome das demais integrantes da Procuradoria da Mulher; vereadoras Emília Corrêa (Patriota), Linda Brasil (PSOL) e Professora Ângela Melo (PT) no próximo dia 7 de março, às 9h, no Plenário da CMA, será realizada uma Sessão Especial com a pauta: “Mulheres na Política”. O evento que integra as comemorações pelo Mês da Mulher, em especial, pela celebração do Dia Internacional da Mulher, 8 de Março, contará de autoridades locais relacionadas ao tema.

Vozes Para a Presidente da Procuradoria, vereadora Emília Corrêa, o interesse das mulheres pela política deve ser algo constante, pois participação política não se limita à disputa de cargos para os poderes Executivo e Legislativo. “Vai muito além. Envolve a presença, atuante, nas associações de bairro, nos sindicatos, nas associações de pais e mestres. É desse engajamento que surgem as lutas por políticas públicas e as lideranças que vão levar à frente estas lutas. Precisamos, urgentemente, de mais vozes femininas em todos os cantos, onde podemos chegar. Ampliar nossos espaços. Temos que fazer valer nossos direitos”, opina.

Sobre o tema Apesar de ser a maioria da população e do eleitorado, as mulheres ainda não fizeram valer este peso na conquista de maior representatividade política. As mulheres estão longe de conseguir se eleger na mesma proporção dos homens. Segundo dados do Cadastro Eleitoral, são mais de 77 milhões de eleitoras em todo o Brasil, o que representa 52,5% do total de 147,5 milhões de eleitores. Desse número, apenas 9.204 (31,6%) mulheres concorreram a um cargo eletivo nas Eleições Gerais de 2018. Apesar disso, houve um avanço significativo, com um aumento de 52,6% em relação a 2014, sendo 290 eleitas. A Sessão será transmitida pela TV Câmara, canal aberto 5.3, YouTube e site da Câmara: www.aracaju.se.leg.br

CRA-SE realizará Workshop de Gestão Pública nos dias 8 e 9 de março O Conselho Regional de Administração de Sergipe realizará nos dias 8 e 9 de março o Workshop de Gestão Pública que tratará sobre o Índice de Governança Municipal (IGM). O evento será realizado no Sebrae, tendo como foco administradores registrados no primeiro dia e os prefeitos e secretários dos 75 municípios sergipanos no segundo dia. O evento é realizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA) e conta com o apoio técnico/institucional do Tribunal de Conta do Estado de Sergipe (TCE-SE) e da Federação dos Municípios do Estado de Sergipe (FAMES), em parceria com o SEBRAE Sergipe.

Duas datas O workshop será dividido em duas datas, sendo o primeiro dia para capacitação de administradores registrados e ativos no IGM/CFA (Índice de Governança Municipal) e, no segundo dia pela manhã, apresentação técnica e de sensibilização dos gestores parceiros no tema Governança, a exemplo do Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM do TCE). Na quarta-feira, 9, o público-alvo é formado por prefeitos, secretários municipais e outros gestores públicos ligados ao tema de gestão e governança pública. As Vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas até o dia 04 de março. O certificado será emitido pelo Conselho Federal de Administração.

Inscrição Administradores Para que os administrados registrados se tornem multiplicadores e consultores de gestão pública com uso da ferramenta IGM/CFA (Índice de Governança Municipal) e contribuam para a melhoria da gestão pública brasileira, bastam realizar a inscrição através do link: https://bit.ly/3BPslRb com as informações: Nome completo; Registro Profissional; e E-mail.

Inscrição Prefeitos e Secretários Os prefeitos, secretários e gestores públicos que queiram participar da palestra de sensibilização de Workshop IGM/CFA Gestão Pública, que acontecerá no dia 9, das 8 às 12h, no Sebrae, em Aracaju devem fazer a inscrição através do https://bit.ly/36rrydt , com as informações: Nome da prefeitura; Nome completo; Cargo e E-mail. OBS: Devido à restrição de COVID/19 será ofertada apenas 01 vaga.

Regras Os administradores registrados e adimplentes devem seguir algumas regras para participar do treinamento da Ferramenta IGM/CFA de Gestão Pública no dia 08/03: – Ser Profissional de Administração devidamente registrado, ativo e adimplente com o CRA-SE; – Ao se inscrever, ter ciência de que não poderá faltar no dia 08/03, exceto por questões emergenciais, devidamente justificadas, pois as vagas são limitadas e caso falte estará contribuindo para que outro profissional deixe de participar;

PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018

Rodrigo Valadares e ex-presidente do PTB na mira da policia e do TSE. O caso envolve falsificação de assinatura para movimentar fundo partidário do PTB nacional Deu no Correio do Brasil: O inquérito que envolve as facções em disputa no Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) parece ainda longe de um final. Na segunda-feira, 28, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) explicou que a posse das senhas está com a atual presidente em exercício do partido, Graciela Nienov, embora haja um pedido, ainda pendente, de aprovação pelo tribunal, de registro de uma nova composição do diretório nacional da legenda, no qual o deputado estadual Marcos Vinícius Neskau (RJ), ex-cunhado de Jefferson, assume o cargo de presidente. Segundo um funcionário do PTB, Graciela Nienov estava numa sorveteria, acompanhada também do deputado estadual por Sergipe, Rodrigo Valadares, enquanto outra pessoa do seu grupo, se passando por procurador do PTB, recebia orientações por telefone, do deputado estadual por Roraima, Jeferson Alves. Toda matéria aqui: https://www.correiodobrasil.com.br/ptb-vira-caso-policia-inquerito-envolve-fundo-partidario/


PELO TWITTER

www.twitter.com/frednavarro Hoje (03) na @folha #UkraineUnderAttaсk

 

 

 

 

 

 

 

 


www.twitter.com/AndreMouraSE A invasão russa à Ucrânia prossegue e o Estado brasileiro não pode deixar nenhum cidadão nosso para trás. Ainda são 80 os brasileiros que permanecem em solo ucraniano e precisam ser resgatados para deixar a zona de conflito. Sigo na torcida para que isso tudo acabe em breve.


Siga Blog Cláudio Nunes: 

Instragram

 Facebook

 Twitter

 

 



Frase do Dia
“A tirania é um hábito com a propriedade de se desenvolver e dilatar a ponto de tornar-se doença.” Fiódor Dostoiévski. Atualíssimo, se vivo, seria assassinado hoje no país dele pelo “Czar” Putin.


 

 

 

 

 

 

 

 

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais