Polícia apura agressões contra jornalistas na festa de Capela

Profissionais da imprensa foram atacados no último domingo, 3. (Foto: TV Atalaia/A8SE)

A Delegacia de Capela instaurou procedimento policial para a investigação das agressões sofridas por profissionais da imprensa nesse domingo, 03. Na ação criminosa, os profissionais foram hostilizados e atacados com pedradas em cima de um trio elétrico enquanto faziam a cobertura dos festejos em capela.

O delegado Wanderson Bastos relembrou que já foi advogado de profissionais da imprensa e irá atuar para a elucidação das agressões sofridas pelos jornalistas em Capela. “A imprensa livre significa a democracia em sua essência. A maior expressão da liberdade é a de expressão. Não há democracia sem a imprensa livre”, evidenciou.

A Polícia Civil continua apurando o caso e solicita que informações e denúncias sobre os autores da prática criminosa sejam repassados à polícia por meio da ferramenta Disque-Denúncia, no telefone 181. O sigilo do denunciante é garantido.

Repúdio

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe (Sindijor/SE), e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ), vêm a público protestar com votos de repúdio as ações protagonizadas por um grupo de vândalos durante a 83ª edição da Festa do Mastro de Capela, realizada na manhã deste domingo, 03 de julho.

Seguindo no sentido contrário daquilo que é historicamente aguardado por milhares de pessoas, em determinado trecho do trajeto, populares deram início ao arremesso de pedras, pedaços de madeira e garrafas de vidro em meio à lama e barro contra jornalistas. Apesar dos inúmeros pedidos de ordem, feitos pela comissão organizadora no trio-elétrico principal, as ações permaneceram atingindo, em especial, o carro de apoio que conduzia profissionais do Jornalismo, da saúde e organizadores.

Em meio à desordem pública, lamentavelmente dois jornalistas que trabalhavam no registro da festa foram atingidos e sofreram cortes na região da cabeça e rosto; outros profissionais também foram atingidos, mas sem ferimentos. Este tipo de atitude não é cultura, não é folclórico, e não é compatível com o brilho histórico que a festa do mastro de Capela proporciona há mais de oito décadas.

Diante do ocorrido, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Sergipe e a Federação Nacional dos Jornalistas lamentam o perceptível baixo efetivo da Segurança Pública, bem como orientam as empresas de comunicação para que repensem quanto a produção e execução de reportagens as quais ponham em risco a integridade física dos seus respectivos trabalhadores e trabalhadoras.

Frisamos que toda e qualquer intercorrência responsável por provocar dano à saúde dos jornalistas, em plena atividade profissional, é de integral ônus para os veículos oficiais de imprensa aos quais estes trabalhadores fazem parte.

Em tempo, prestamos solidariedade aos colegas jornalistas e nos colocamos à disposição.

STERTS

O Sindicato dos Radialistas de Sergipe (STERTS) emitiu nota repudiando a atitude das pessoas que jogaram lama, paus e pedras na imprensa e também se solidarizando com os profissionais da imprensa.

Fonte: SSP/SE

*A matéria foi alterada para acréscimo da nota enviada pelo Sindijor/SE e pelo STERTS.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais