PMA inicia vacinação de crianças de 3 anos nas escolas municipais

(Foto: Andre Moreira)

A manhã desta segunda-feira, 8, começou com vacinação contra a covid-19 nas escolas municipais de Ensino Infantil (Emeis) da cidade, que está sendo ofertada para crianças com idade a partir de 3 anos, além da disponibilização de outros imunizantes, como as vacinas contra a poliomielite e influenza. A campanha nas escolas segue até a próxima quinta-feira, 11.

Além de garantir a imunização dos pequenos, uma das vantagens colocadas como estratégia da Prefeitura, através das secretarias municipais da Saúde (SMS) e da Educação (Semed), é a comodidade. Os pais que levam seus filhos para as aulas, já aproveitam a oportunidade de imunizar sem precisar se deslocar, em um outro horário, para outro ponto de vacinação da capital.

“É muito importante a gente garantir a criança na escola, garantir que os profissionais da educação possam atuar com segurança na escola. Então, nesse momento, a Semed e a SMS estão atuando com foco nas crianças de 3 anos ou mais, especificamente no que diz respeito à vacinação contra a covid-19, mas há, também, outras possibilidades de vacinação. Isto, inclusive, traz uma comodidade a mais para os pais e responsáveis dessas crianças, já que, por vários motivos, às vezes, eles não podem levar ou têm dificuldade de levá-los no posto de saúde. Com a vacinação nas escolas, eles trazem seus filhos, podendo vacinar”, afirma o secretário da Educação, Ricardo Abreu.

A secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, explica como esta ação conjunta é essencial para a promoção da saúde dos pequenos.

“Estamos num momento de campanha. O Brasil inicia, hoje, a campanha de multivacinação, onde a gente traz a vacina contra a pólio, além da atualização do cartão das crianças para suprir tudo aquilo que eles tenham de pendência. Temos, também, a vacina contra a covid-19, que foi aberta desde a semana passada para crianças de 3 anos ou mais. Basta apenas que os pais autorizem a vacinação e, para isso, enviamos um documento de autorização, informando quais as vacinas estão sendo disponibilizadas, e espera que os pais assinem, que autorizem, para que as crianças possam tomar a vacina tranquilamente”, frisa Waneska.

Adesão dos pais

Os pais que levaram os pequenos para a aula e, ao mesmo tempo, para se vacinar, aprovaram a iniciativa da Prefeitura de Aracaju, como Tatiane Menezes, que aproveitou o momento para garantir a imunização de seu filho, já que trabalha ao longo do dia e não costuma ter tempo livre para que possa levar até uma unidade de saúde para ser vacinado.

“Meu sogro falou pra mim que estava tendo essa vacinação, então recebi um termo para assinar, dando autorização e vim vacinar meu filho. Isso até chega a ser melhor pra gente porque ele já está na escola e fica mais fácil. Eu trabalho, então não tenho muito tempo livre para levar meu filho para vacinar e ele estar imunizado é importante, tanto para ele quanto para os amiguinhos e para minha filha menor, que está em casa”, conta Tatiane.

Vera Vieira aproveitou a oportunidade e vacinou não apenas uma, mas as suas duas netas que levou para a aula na manhã de hoje. As pequenas foram imunizadas contra a covid-19 e também contra a influenza, garantindo saúde reforçada nesse período essencial para o desenvolvimento das crianças.

“Com a vacinação na escola foi muito melhor pra gente porque o posto de saúde é cheio de crianças e adultos e, na escola, foi mais fácil para vacinar. Fiquei muito emocionada. Hoje, elas tomaram duas vacinas, contra a covid e contra a gripe. Lá em casa, todo mundo já está vacinado e, agora, nos sentimos mais seguros, até pra deixar elas na escola. Essa ação da Prefeitura foi maravilhosa, facilita muito a nossa vida e acaba estressando menos as crianças”, declara Vera.

Confira o calendário de vacinação

8/8 – No turno da tarde
EMEI: Benjamim Alves de Carvalho – Bairro Coroa do Meio
EMEI: Professora Nunes Mendonça – Bairro Atalaia

9/8 – No turno da manhã
EMEI: Dr. Francisco Guimarães – Bairro Inácio Barboza
EMEI: Júlio Prado Vasconcelos – Bairro São Conrado

9/8 – No turno da tarde
EMEI: Dom José Brandão de Castro – Bairro Castelo Branco
EMEI: José Garcez Vieira – Bairro Siqueira Campos

10/8 – No turno da manhã
EMEI: Professora Neuzice Barreto/CAIC – Bairro Centro
EMEI: Dr. Fernando José Guedes (apenas Creche) – Bairro América

10/8 – No turno da tarde
EMEI: Dom Hélder Câmara – Bairro Industrial
EMEI: Pierre Averan (apenas Creche) – Bairro Santo Antônio

11/8 – No turno da manhã
EMEI: Ana Luiza Mesquita Rocha – Bairro José Conrado de Araújo
EMEI: Zalda Gama – Bairro Veneza

Fonte: PMA

Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais