Dificilmente haverá 2º turno nas eleições deste ano Dinheiro à vista A Receita Federal divulga na próxima segunda-feira (08), na internet, o quarto lote de restituição do Imposto de Renda deste ano. A consulta também poderá ser feita por telefone, no número 146. Nos dois casos é preciso informar o número do CPF. O contribuinte que tem direito a restituição poderá sacar o valor a partir do próximo dia 15. Têm prioridade os contribuintes com mais de 60 anos e os que enviaram as informações no início do prazo pela internet, desde que todos os dados da declaração estejam corretos. E por falar em Receita, está tramitando no Senado um projeto de lei propondo a dedução dos valores gastos com aluguéis do Imposto de Renda da pessoa física. A justiça da proposta é que a moradia está entre os direitos sociais garantidos pela Constituição Federal, e que o poder público tem negligenciado esse direito. Diz ainda a justificativa que o Fisco acaba recebendo duas vezes: do inquilino (que não pode deduzir a despesa) e do proprietário do imóvel, que é tributado pelos valores recebidos. Contra a “grampolândia” Obras polêmicas O Procurador Regional Eleitoral, Paulo Guedes Fontes, concordou com o pedido feito pela oposição para suspender todas as obras desenvolvidas pelo governo no interior d e Sergipe. As melhorias na malha viária estão sendo realizadas pelo DER e pela Companhia Estadual de Habitação e Obras Públicas (Cehop). “Acatamos a representação e determinamos a suspensão imediata das obras durante o período eleitoral. Na próxima semana, estaremos oficializando a decisão quando da assinatura de um termo de ajustamento de conduta com os representantes do DER e da Cehop”, afirmou o procurador. Segundo a oposição, as obras estão beneficiando candidatos ligados ao governo.
Candidatos engaiolados
A vereadora Tânia Maria Andrade e o candidato a vereador conhecido por “Nando” foram presos ontem em Aquidabã sob a acusação de compra de votos. A prisão foi solicitada pelo promotor de Justiça, Francisco Góis, ao descobrir que os dois candidatos estavam se aproveitando do serviço de transporte mantido pela Prefeitura para fazer campanha. Os dois, conforme o representante do MP, ofereciam o serviço em troca de votos. Caso sejam condenados, Tânia e “Nando” poderão cumprir pena de até quatro anos. Além disso, pagarão multa e ficarão proibidos de ocupar cargos públicos.
Prazo final
Os cartórios eleitorais têm até esta sexta-feira (05) para entregar os títulos eleitorais dos que requereram o documento ou transferiram o domicílio. Quem perdeu o título pode requerer a segunda via do documento até o dia 25 de setembro, ou seja, 10 dias antes do primeiro turno das eleições. A Justiça Eleitoral disponibiliza em seu site (www.tse.gov.br) uma página onde o eleitor pode consultar a zona eleitoral e a seção de votação. Para isso, é necessário ter em mãos o número do título.
Mordida menor
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, entende que é perceptível a insegurança que tem o cidadão ao falar em telefones no país. Em tom de brincadeira, ele afirmou que, a julgar pelo número de pessoas que sofrem com o problema do grampo telefônico, o Brasil tem de
Prenda seu cão
A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafo lançou uma campanha com o objetivo de reduzir os ataques de cães a carteiros. Embora as agressões venham diminuindo nos últimos anos, esse tipo de ocorrência figura em terceiro lugar entre as causas de acidente de trabalho nos Correios. De
Concursados chamados
A Secretaria estadual da Administração está convocando mais 604 candidatos aprovados no último concurso para a Secretaria da Educação. Os candidatos devem se apresentar entre os dias 8 de setembro (segunda-feira) e 3 de outubro para nomeação e realização de perícia médica. No total, 100 candidatos desempenharão a função de oficial administrativo, 220 de vigilante, 150 de merendeira escolar e 134 de executor de serviços básicos.
Conversa do interior
A agonia de alguns candidatos diante da falta de recursos para tocar a campanha lembra um episódio ocorrido há muito tempo no interior sergipano. Contam que um candidato procurou um fazendeiro da região para pedir uma ajuda financeira. “O senhor poderia me ajudar?”, questiona o postulante a vereador. “O que você quer?” pergunta o ruralista. “Que tal 10 mil santinhos e dois carros de som?”, diz o candidato. “Peça mais”, manda o fazendeiro e o político dobra o pedido. O ruralista sugere que ele peça mais, peça mais…. Percebendo que está sendo zombado, o suplicante reage: “O senhor está brincando comigo?” E o fazendeiro: “Foi você quem começou”.
O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários