Desgaste desnecessário

Boa parte das greves deflagradas pelos servidores estaduais este ano poderia ter sido evitada não fosse a intransigência do Governo. O maior exemplo foi a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. Depois de um desgastante confronto, que deixou os sergipanos assustados, as partes sentaram e fecharam um interessante acordo salarial. Anteriormente, os professores também cruzaram os braços até que o Executivo cedeu, atendendo parte das reivindicações dos grevistas. Agora são os médicos e dentistas do Ipesaúde. Eles estão parados há uma semana porque o governo insiste em não aumentar o valor da gratificação recebida pelos profissionais. Como o Instituto tem capacidade financeira para bancar o benefício, a qualquer momento a reivindicação será atendida e a greve termina, contudo fica o desgaste que, como ocorreu nos casos anteriores, poderia ter sido evitado. 

Juros menores

Uma boa notícia para quem transaciona com a Caixa Econômica Federal. Antecipando-se à decisão do Copom de hoje, que pode mais uma vez cortar os juros, a CEF anunciou a redução de taxas de 13 modalidades de crédito. A queda vigora a partir da próxima segunda-feira. As reduções divulgadas pela Caixa valem para juros cobrados sobre empréstimos a pessoas físicas e jurídicas. A conta garantida teve redução de até 18,18%. O crédito pessoal passará de 4,91% para 4,04% ao mês; os empréstimos com garantia em penhor de jóias saem de 2,08% para 2,05% ao mês. Menos mau.

Alto nível

A Orquestra Sinfônica de Sergipe fará uma apresentação com a pianista portuguesa Maria João Pires, uma das mais destacadas da atualidade. O evento, que acontecerá às 20h30 de amanhã no Teatro Tobias Barreto, em Aracaju, contará com a participação de dois jovens pianistas alunos da portuguesa, os irmãos holandeses Arthur e Lucas Jussen. O valor do ingresso individual é de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). 

Rio mais limpo

Uma boa notícia para o meio-ambiente: o nosso rio Sergipe vai deixar de receber as toneladas de dejetos não tratados produzidas pela população da Barra dos Coqueiros. Segundo o presidente da Deso, Max Maia Montalvão, as obras de esgotamento sanitário daquele município ficarão prontas em dezembro próximo. O Projeto consiste na construção de quatro estações elevatórias, uma estação de tratamento de esgoto, implantação de 34 quilômetros de redes coletoras e emissoras e mais 4,5 mil ligações domiciliares. Legal!

Mutirão

A prefeitura de Socorro realiza nesta quarta-feira um mutirão de serviços no conjunto Jardim. Estão previstas operações de tapa-buraco, limpeza de ruas e avenidas, pintura de meio-fio, colocação e reposição de lâmpadas em postes e poda de árvores. Os serviços serão realizados por mais de 10 equipes, cada uma com 12 trabalhadores. A Energisa vai disponibilizar três equipes para fazer a troca de braços e lâmpadas nas ruas e praças. Duas equipes da secretaria de meio ambiente irão trabalhar com a apreensão de animais e com a notificação de bares que estiverem instalados sobre canteiros. Legal!

Novela pastelão

O Tribunal de Contas de Sergipe protocolou no Supremo Tribunal Federal uma medida judicial pedindo esclarecimento sobre o  imbróglio jurídico institucional criado com a liminar que “desaposentou” o conselheiro Flávio Conceição de Oliveira Neto. Com o ato do Ministro Presidente do STF, Gilmar Mendes, o TCE passou a ter oito conselheiros em vez de sete, como determinam as disposições constitucionais dos Tribunais de Contas. Como se percebe, essa novela pastelão ainda terá muitos capítulos.

Aprendendo Marketing

O ex-governador João Alves Filho (DEM) está participando em Madri de um curso de estudos superiores em Marketing Político destinado aos prováveis candidatos majoritários pelo Partido Democratas no Brasil. Organizado pelo Partido Popular espanhol, o treinamento conta com a presença de marketeiros da Europa e dos Estados Unidos, inclusive com palestras dos assessores de marketing da campanha do presidente americano, Barack Obama.

Mudança de nome

O Ministério Público Federal recomendou à Prefeitura de Aparecida e à Caixa Econômica Federal que modifiquem o nome do conjunto habitacional Verônica Santos Souza da Silva, ex-prefeita do município. A recomendação dá prazo de 10 dias para que seja feita a mudança. Caso isso não ocorra, o Ministério Público vai à Justiça para fazer cumprir a legislação, que proíbe a colocação de nomes de pessoas vivas em obras públicas.

Bom exemplo

Três descendentes dos índios Xocós foram aprovadas nos vestibulares da Universidade Tiradentes, em Aracaju, e Faculdade São Vicente, em Pão de Açúcar (AL). Elenice Bezerra Lima ( Serviço Social), Ynaiara Lima dos Santos e Poliana Acácio Bezerra (ambas em Pedagogia) são alunas do Colégio Estadual Dom José Brandão de Castro, localizado na reservas indígena, em Porto da Folha. Segundo Maria das Dores Santana Oliveira, a coordenadora indígena do Núcleo de Educação da Diversidade e Cidadania (NEDIC), a aprovação das três jovens é de fundamental importância para a valorização da educação pública. Maravilha!

Freire em Sergipe

E quem estará em Aracaju amanhã é o presidente nacional do PPS, o deputado Roberto Freire. Entre outros compromissos, vem conhecer o mais novo filiado do partido e pré-candidato ao governo de Sergipe, o ex-petista Nilson Lima.

Bodas

Piadinha sem graça que circula na Internet: “Dois amigos conversam sobre as maravilhas do Oriente. Um deles diz: Quando completei 25 anos de casado levei minha mulher ao Japão. E o outro: Não diga? E o que pensa fazer quando completarem 50? “Volto lá para buscá-la”.

O texto acima se trata da opinião do autor e não representa o pensamento do Portal Infonet.
Comentários

Nós usamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso portal. Ao clicar em concordar, você estará de acordo com o uso conforme descrito em nossa Política de Privacidade. Concordar Leia mais