Blog Cláudio Nunes: a serviço da verdade e da justiça
“O jornalismo é o exercício diário da inteligência e a prática cotidiana do caráter.” Cláudio Abramo.
Independentemente dos devaneios e arroubos autoritários do aspirante a ditador, do negacionista e do extremista de direita Bolsonaro, a democracia brasileira prevalecerá e sairá mais forte das eleições deste ano.
Nos últimos anos, a democracia foi colocada à prova em vários momentos pelo insano presidente. São quatro anos de desmandos em todas as áreas. Não tem desculpa que o extremista de direita seja um despreparado e inconsequente. Bolsonaro tentou, por várias vezes, desmoralizar o STF, o sistema eleitoral e, ainda hoje, ameaça não aceitar o resultado eleitoral. E ainda tem as dezenas de processos no STF envolvendo não só o presidente, mas seus familiares. Para que nunca mais tenha uma tentativa de derrubar a democracia no Brasil, Bolsonaro e seus filhos precisam responder penalmente pelos seus atos. A impunidade não pode prosperar.
O Brasil retroagiu em todas as áreas nos últimos anos. Retornou ao Mapa Mundial da Fome com 33 milhões de brasileiros passando por insegurança alimentar severa. Na área ambiental está sendo uma tragédia.
Não adianta Bolsonaro espernear como uma criança mimada. Terá que respeitar o resultado das urnas e as regras do jogo. Suas bravatas cheiram mais a birra de um desesperado que sabe que vai acabar na cadeia.
O “mito”, para uma parte do “gado”, foi desmitificado. A alta rejeição dele mostra que o embuste foi desmascarado.
E viva a democracia!
Sinal de alerta Acendeu o sinal de alerta na arquidiocese de Aracaju por causa da difícil situação do arcebispo d. João Costa. Além de não estar mais governando, pois todos os poderes estão concentrados nas mãos do vigário-geral, pe. Genário, que se tornou uma espécie de inquisidor-mor, o arcebispo está evitando assumir compromissos públicos para evitar constrangimentos.
Sinal de alerta II O que tem causado também muita estranheza é o fato de há quase 1 mês o site da arquidiocese não estar divulgando mais a agenda dos compromissos do arcebispo. “A diocese está desgovernada, dividida. Ele está esperando apenas o momento de ir embora”, disse um amigo muito próximo do pe. Genário.
Continua esperando Enquanto isso, o blog continua esperando as respostas do questionário enviado ao arcebispo. Na última segunda-feira,26, completaram-se 33 semanas de espera. A falta de transparência prejudicou a imagem da igreja entre os católicos sergipanos. Será que o pe. Genário, o todo-poderoso, não pode responder? Arrepare, Osmário, o vigário-geral já está se achando o bispo de Aracaju. Relembre aqui as perguntas feitas ao arcebispo: https://infonet.com.br/blogs/os-catolicos-de-se-querem-saber-perguntas-para-o-arcebispo-de-aracaju/
Recurso de Valmir na pauta do TSE de hoje E o recurso de Valmir de Francisquinho contra a decisão do TRE/SE que impugnou a candidatura dele está na pauta do TSE de hoje. O recurso foi incluído na pauta pelo ministro relator Raul Araújo.
Antigamente a palavra “cantar-o-palhaço” designava a atividade lúdica, em que o palhaço do circo percorria as ruas da cidade, cercado por crianças, para anunciar o espetáculo circense! Porém, os tempos mudaram – e pra pior! Atualmente, o que antes era engraçado passou a representar perigo iminente de se ter, em Aracaju, um avião monomotor caindo sobre as cabeças da população!!
Avião monomotor faz voos rasantes anunciando um circo Explica-se: Diante da omissão conivente da Prefeitura de Aracaju, da Emsurb e da Secretaria Municipal de Meio-Ambiente, um avião monomotor faz voos sobre as cabeças dos Integrantes do GTA da PM/SE, do MPE, do Destacamento da Aeronáutica, para “cantar-o-palhaço” de um tal circo, de cujo auto-falante brada um som insuportável, que invade os ambientes de hospitais, escolas e, até, o gabinete do Governador, que por sua vez também finge nada ouvir!
Se virar moda? Vai virar um inferno? O Blog espera que sejam adotadas as providências legais cabíveis, por parte das autoridades, para coibir o abuso de tal circo, antes que seja tarde; para que Sergipe não integre o noticiário nacional, de tragédias anunciadas. Porém, evitáveis! Ah, se a poluição sonoro-ambiental produzida por tal avião virar moda, o céu de Aracaju vai virar um inferno!
Orçamento secreto: Rogério não convenceu nem mesmo o PT Durante a rodada de perguntas livres no debate realizado pela TV Sergipe, o candidato Fábio Mitidieri questionou o candidato e senador pelo Partido dos Trabalhadores, Rogério Carvalho, sobre o voto decisivo na aprovação do orçamento secreto e defendeu seu direito constitucional de expressar voto em qualquer que seja o candidato de sua escolha. “O senador Rogério não precisa me explicar nada. O senhor não conseguiu convencer o seu partido, não convenceu Lula e seus eleitores. Quem dirá aos eleitores sergipanos”, lembrou. sergipanos.
Direito de votar em Lula Outra tirada que repecurtiu ontem na rede foi a declaração de Fábio para Rogério: “Lula não é exclusividade sua. Eu tenho todo o direito de votar em Lula. Inclusive, eu estava defendendo a ex-presidenta Dilma enquanto o senhor estava em casa, batendo palmas para mim porque estava sem mandato. O presidente Lula faz um esforço nacional para ganhar as eleições em primeiro turno e o senhor faz o contrário, tentando tirar meu direito de manifestar meu voto em Lula. Quem me deu o direito de escolher o meu candidato a presidente foi a Constituição. Eu tenho o direito de expor o meu voto!”, afirmou.
Erro de Belivaldo: entregar o Ipesaúde na mão do PT Sobre o Ipesaúde, que tem cerca de 113 mil usuários e que Fábio prometeu que vai reestruturá-lo com gestão profissionalizada e ampliação dos serviços ele lembrou: “Está aqui um erro que Belivaldo cometeu: entregar o Ipesaúde na mão do PT. Naquela época, o plano de saúde do servidor foi prejudicado. Precisamos de uma gestão técnica no Ipesaúde, que presta um serviço importante para Sergipe. Vamos fazer uma gestão profissional. Sou o candidato do governo e vou reestruturar o Ipes”.
Justiça Eleitoral proíbe Gustinho e Áurea de distribuírem gasolina em Lagarto Deu no site “O Bolo é Grande”: A farra da gasolina gratuita chegou ao fim em Lagarto depois de uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE), datada da última segunda-feira, 26, determinar que os candidatos Gustinho Ribeiro e Áurea Ribeiro, ambos do Republicanos, se abstenham de entregar ordens de abastecimento de combustível para distribuição gratuita em dois postos de Lagarto. A Desembargadora Elvira Maria de Almeida Silva entendeu, no deferimento do pedido de concessão de tutela cautelar, que fotos e vídeos juntados ao processo mostram indícios de que “a distribuição pode não ter se restringido a pequenas quantidades de combustível, indicando o fornecimento de autorizações de valores bem além do necessário para a participação em uma carreata”. Toda matéria aqui: https://www.oboloegrande.com.br/justica-eleitoral-proibe-gustinho-e-aurea-de-distribuirem-gasolina-em-lagarto/
“Pelas mãos dos amigos e com o apoio dos sergipanos seremos eleitos para representar Sergipe na Câmara Federal”, afirma Nitinho Em reta final de campanha, o candidato a deputado federal por Sergipe, o vereador Nitinho Vitale (PSD), destacou o fortalecimento e crescimento da sua candidatura com grande perspectiva de vitória. Nitinho tem o reconhecimento da população pelo grande trabalho realizado como vereador de Aracaju por seis mandatos, além de presidente da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) e a boa votação para deputado estadual na eleição de 2014.
Defesa “O dia da eleição se aproxima e nessa reta final percebo o quanto nossa candidatura vem crescendo e ficando ainda mais forte. As pessoas vêm reconhecendo o trabalho que desenvolvi como vereador e agora estou preparado para defender nosso estado na Câmara Federal. Ajudei no desenvolvimento de Aracaju e quero trabalhar pelo desenvolvimento de todo Sergipe”, afirma o candidato a federal.
Apoio dos amigos Nitinho destaca ainda que sua candidatura tem o apoio de grandes amigos que conquistou ao longo da vida. “Sou uma pessoa de muitas amizades, gosto muito de ouvir e conversar com as pessoas. Sempre fui e continuarei sendo assim. E será pelas mãos dos amigos e com o apoio dos demais sergipanos que confiam em meu trabalho que vou ser eleito no dia dois de outubro para representar o estado na Câmara Federal. Sou imensamente grato a cada um que está comigo nessa trajetória”, reforça.
Pautas Em Brasília, Nitinho assegura que vai defender pautas que garantam mais qualidade de vida para toda a população. “Precisamos de projetos que mudem efetivamente a vida dos sergipanos. Meu compromisso é com cada cidadão, defendendo a saúde, educação, a valorização de servidores e profissionais, o incentivo ao esporte, cultura e lazer, a defesa por mais infraestrutura nos municípios, melhorar o incentivo de negócios e empregos no estado, entre outros. Peço que quem ainda não conhece nossas propostas, busque nossas redes para votar consciente na melhor opção para federal no dia da eleição, Nitinho 5577”, salienta.
Senado: Laércio recebe o apoio de Vinicius Porto e Luiz Roberto O vereador de Aracaju, Vinicius Porto, apresentou seus candidatos nesta eleição. Para o Senado Federal, ele apoia Laércio Oliveira (PP), que foi anunciado durante um evento realizado na noite da, 27, no Bairro Coroa do Meio, em Aracaju. O ex-presidente da Emsurb e candidato a deputado federal, Luiz Roberto, também comunicou que está apoiando Laércio para o Senado. “Laércio é o mais preparado, é o senador do trabalho, do emprego, portanto, vai ser o meu representante no Senado Federal”, disse Vinicius.
Perspectiva Luiz Roberto afirmou que as ações de Laércio mudaram a perspectiva de desenvolvimento e empregabilidade em Sergipe. Segundo ele, sua atuação na relatoria da Lei do Gás foi um exemplo de competência e compromisso com o futuro do país. “Com esse trabalho de Laércio, nós teremos condições de produzirmos mais gás em nosso território, isso significa riqueza e possibilidade de desenvolvimento. A Fafen foi reaberta e hoje emprega mais de 2 mil pessoas. Portanto, nós teremos um novo ciclo de desenvolvimento no Estado e o petróleo está inserido nesse novo ciclo e quem entende muito bem disso aqui é Laércio Oliveira”, pontuou.
Confiança Laércio agradeceu aos apoios e disse confiar que a vitória está próxima. “Quero agradecer a Vinicius Porto e a Luiz Roberto por terem me escolhido como senador e por confiar no meu nome. Estamos levando a todos os cantos a nossa verdade acima de qualquer coisa, apresentando à sociedade nossas propostas e fazendo uma prestação de serviço do nosso trabalho. Lembro a parceria feita com a Prefeitura de Aracaju para o Natal Iluminado e o papel de Luiz Roberto nesse projeto. Ninguém precisa buscar uma referência de seriedade e de compromisso com o povo de Aracaju mais do que Luiz”, enfatizou Laércio.
Ivânia 65100 assina Carta Compromisso para valorização da Classe Médica A candidata a Deputada Estadual, Ivânia 65100, assinou na noite da terça-feira, 27, mais uma Carta Compromisso. Desta vez, foi com os Médicos. A cerimônia aconteceu no Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), em Aracaju.
Sociedade mais justa De acordo com a candidata, momento como este colabora para a construção de uma sociedade mais justa. “É de suma importância valorizarmos os médicos, bem como todos os profissionais da saúde, garantindo condições dignas de trabalho”, argumenta. Na oportunidade, o presidente do Sindimed, José Helton Silva Monteiro, discutiu sobre a necessidade de realizar concursos públicos e os desafios enfrentados pelos médicos e profissionais da saúde.
O Sergipe Rural vai mostrar como está acontecendo o censo estadual de aquicultura e pesca, o programa vai mostrar ainda a rotina de 3 fazendas premiadas pela associação nacional da raça girolando. E o quadro turismo rural vai apresentar os lençóis sergipanos, um paraíso do litoral norte do estado. O programa vai ao ar às 7h da manhã do sábado, com reprises aos domingos e quartas – feiras às 8 da manhã. E se perdeu o programa dá para ver e rever tudo no YouTube: https://www.youtube.com/c/SergipeRuralSE
Aracaju: Prefeito reúne secretários e técnicos para apresentação de sistema de licenciamento integrado O prefeito Edvaldo Nogueira reuniu secretários e técnicos da administração municipal, na tarde da quarta-feira, 28, para apresentação do Sistema de Licenciamento Integrado Municipal. Através dele, a Prefeitura de Aracaju passará a oferecer ao contribuinte um processo mais moderno e célere de registro e legalização das empresas sediadas no município, reduzindo a burocracia. Para a gestão, o novo sistema assegurará maior controle e integração de todos os órgãos envolvidos na expedição de licenciamentos.
Modernização “Este é mais um passo que daremos dentro do processo de modernização e atualização dos nossos serviços de licenciamento e de melhoria do ambiente de negócios em Aracaju. Se já somos uma das capitais com menor tempo de abertura de uma empresa e se já temos uma legislação alinhada à Lei da Liberdade Econômica, este sistema avança de maneira significativa para um processo de mais qualidade, pois integra todos os setores e entrega ao cidadão um serviço de máxima celeridade”, afirmou o prefeito.
Melhoria do ambiente de negócios Da mesma forma, o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, apontou que o novo sistema “é mais um passo no trabalho de melhoria do ambiente de negócios em Aracaju”. “Regulamentamos recentemente a Lei da Liberdade Econômica, o que foi algo extremamente positivo para a economia local, e agora, temos o desafio de reduzir o tempo de abertura de empresas de alto risco. Por isso, este sistema é tão importante. As secretarias atualmente não se comunicam e isso gera atrasos nos processos de licenciamentos. O que queremos é que o contribuinte tenha num único local todas as informações que ele precisa. Isso reduz custos, tempo e burocracia. E a gestão ganha com melhor comunicação, controle e mais efetividade na fiscalização e na liberação dos licenciamentos”, explicou.
Explanação Representante da Vox Tecnologia, James Matos, fez, na reunião, uma explanação sobre o Sistema de Licenciamento Integrado Municipal, desenvolvido pela empresa. Ele afirmou que o objetivo é “criar um ambiente de negócio favorável ao empreendedor, totalmente virtual, simples, ágil e capaz de integrar todos os processos de registro e legalização de empresas, promovendo a manutenção das atividades econômicas, voltadas ao desenvolvimento social e econômico do município”.
Modelo atual James Matos afirmou que, no modelo atual, de baixo índice de modernização, a maioria dos órgãos não possui sistemas de gestão de licenciamento e fiscalização, o que repercute em perda de arrecadação, informações divergentes, falta de controle e impossibilidade de cruzamento de dados. “Como bem afirmou o prefeito Edvaldo Nogueira, este sistema quebra paradigmas”, frisou.
Ações A previsão da Secretaria da Fazenda, gestora do processo, é iniciar, até o final deste ano, as primeiras ações de integração dos órgãos municipais. Participaram da reunião os secretários Jeferson Passos (Fazenda), Sérgio Ferrari (Obras), Alan Lemos (Meio Ambiente) e Waneska Barboza (Saúde), além de técnicos de todas as secretarias envolvidas em atividades de licenciamento e fiscalização.
Jornalista Rodrigo Alves apresentou Palestra do “Primo Rico” em Salvador Radicado em Aracaju há dez anos, o jornalista Rodrigo Alves expandiu os horizontes e apresentou a Palestra Máquina do Tempo de Thiago Nigro, fundador do Primo Rico, maior canal do YouTube sobre educação financeira e gestão do dinheiro que alcança mais de 15 milhões de pessoas todos os meses, CEO do Grupo Primo, autor do best-seller fenômeno de vendas “Do Mil ao Milhão – sem cortar o cafezinho”.
Convite O evento aconteceu no último sábado (24) no Centro de Convenções de Salvador com lotação máxima. “O convite para ser apresentador desse grande evento promovido pela BP Investimentos e UIDU Marketing veio em um momento muito especial, justamente quando comemoro dez anos de carreira. Tudo muito simbólico, pois esse é o primeiro grande evento que apresento na capital do estado em que nasci, foi uma honra demonstrar meu trabalho no palco do Centro de Convenções, local tão importante para a Bahia. Agradeço a Larissa Lomanto, Head de Marketing de Produtos da BP Investimentos pela oportunidade e a receptividade de toda a equipe e do público que fizeram esse evento acontecer”, comemora. Sucesso total!
Infarto entre mulheres e homens As doenças do coração vêm afetando cada vez mais as mulheres, que são mais suscetíveis aos casos de infarto com dor torácica atípica. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as cardiopatias respondem por um terço das mortes de mulheres no mundo, totalizando 8,5 milhões de óbitos por ano. Hoje, 29 de setembro é celebrado o Dia do Coração, que tem o objetivo de alertar sobre a importância dos hábitos saudáveis para preservar a saúde cardiovascular, inclusive da população feminina.
Dores Segundo o cardiologista e docente do IDOMED, Pablo Oliveira, há diferenças relacionadas aos sintomas de infarto. Em homens, o principal sinal do problema de saúde é a dor torácica, que é uma sensação de aperto, irradiando para o membro superior esquerdo ou pescoço. Já as mulheres apresentam dor torácica, que é considerada atípica, pois não é uma dor com as características clássicas (dor em aperto, irradia para membro superior esquerdo, outras), podendo ter sensação de náusea, dor no estômago, além de cansaço e arritmia.
Anatomia cardíaca feminina “Ressalto que essa diferenciação da dor torácica entre homens e mulheres está vinculada principalmente à anatomia cardíaca feminina, pois as artérias são mais finas e tortuosas, além do mecanismo relacionado ao processo de trombose. Neste caso, o infarto em homens está associado ao rompimento da placa de gordura que leva a uma obstrução abrupta do fluxo sanguíneo nos vasos coronarianos, enquanto nas mulheres, além da obstrução, pode também ocorrer um processo erosivo arterial”, explicou o especialista.
População Feminina O médico também ressalta a importância de a população feminina sempre buscar ajuda médica ao observar qualquer sintoma relacionado à cardiopatia. “Neste dia do coração, ressalto que é importante que as mulheres consultem com o médico cardiologista ao perceberem sintomas, como dor no peito, cansaço, para evitar doenças com desfechos graves, como o infarto agudo no miocárdio”, destacou. O cardiologista ainda reforça que é fundamental buscar mudanças no estilo de vida para que as mulheres preservem a saúde cardiovascular. Entre as medidas indispensáveis estão o sono regulado, prática de atividades físicas regulares e a alimentação saudável.
PELO ZAP DO BLOG CLÁUDIO NUNES – (79) 99890 2018
“As conclusões do documento intitulado “Resultados da auditoria de conformidade do PL no TSE” são falsas e mentirosas
Às vésperas da eleição de 2 de outubro, o PL, partido que abriga o bolsonarismo, divulga “documento” apontando supostas falhas e fragilidades no sistema do voto eletrônico do TSE. Enquanto profissional de informática com 40 anos de exercício nas mais diversas atividades, técnicas e de gestão, acompanhei com especial interesse as denúncias relacionadas ao referido sistema desde a sua implantação, todas elas, uma a uma, desmentidas. Por outro lado, igualmente me interessei pelas manifestações técnicas de diversas organizações, sobretudo de instituições de ensino superior de inatacáveis reputações, todas elas assegurando a integridade do sistema eleitoral. Por todas essas razões, diante de mais esse lamentável e leviano ataque originário do bolsonarismo, subscrevo a nota do TSE, que afirma: “As conclusões do documento intitulado “Resultados da auditoria de conformidade do PL no TSE” são falsas e mentirosas, sem nenhum amparo na realidade, reunindo informações fraudulentas e atentatórias ao Estado Democrático de Direito e ao Poder Judiciário, em especial à Justiça Eleitoral, em clara tentativa de embaraçar e tumultuar o curso natural do processo eleitoral”. Ao remetê-lo ao Inquérito nº 4.781/DF, para apuração de responsabilidade criminal de seus idealizadores, o TSE cumpre com seu papel de guardião do sagrado direito ao voto, que vem sendo incansavelmente atacado por golpistas que serão fragorosamente derrotados nas urnas.
Aracaju(SE), 28 de setembro de 2022. Jorge Santana.
Deso: uma empresa ultrapassada. Desabafo de um usuário: Solicitei uma nova ligação da Deso em 19/07/2022, após 70 dias essa ligação não foi realizada, por esse serviço eles cobram R$ 487,84 … Faço contatos frequentes no 0800, mas não adianta nada. É uma empresa ultrapassada. O atendente alega que a demanda está grande, ora, se a demanda está grande e o serviço é efetuado por uma terceirizada, porque não abre concorrência pra outra contratar outra empresa? Um desrespeito com o cidadão, isso nem deveria estar nas mãos do governo eles não possuem capacidade para resolver absolutamente nada.
PELO E-MAIL nunesclaudio@infonet.com.br E FACEBOOK
OPINIÃO
Gente Sergipana. Manoel Batista Itajay. Por Antônio Samarone, médico sanitarista
Manoel Batista Itajay (1859 – 1918), médico lagartense, formou-se na Bahia, em 1886. Chegou à Itabaiana em 1888, montou consultório e farmácia, na Praça da Feira.
Assumiu a delegacia de polícia em 1889, implantando uma rigorosa política de costumes. Proibiu que os tabaréus andassem de ceroulas na cidade. Foi um Deus nos acuda: os homens, mal-acostumados com os celourões folgados, tiveram que vestir calças.
Os meninos, até um dia desses, vestiam um “chambre”, um vestidinho de algodão, fechado, branco, unissex. Eu vesti calça comprida aos sete anos.
Batista Itajay casou-se com Carlota Alves Teixeira, uma fidalga da terra, facilitando a sua entrada na política, tornando-se o chefe local dos Cabaús, liderado por Olímpio Campos.
Batista Itajay foi delegado de Higiene em 1899 e depois eleito Intendente de Itabaiana (1900 – 1901), vice-governador (1908 – 1911). Foi deputado estadual por várias legislatura.
No cargo de vice-governador, Batista Itajay se meteu em uma grande confusão.
A chapa Rodrigues Dória/ Batista Itajay tomou posse no governo em 24 de outubro de 1908. Rodrigues Dória era propriaense, um borboletão de hábitos sofisticados, intelectual, professor da faculdade de medicina na Bahia, não se adaptou à vida provinciana.
Para completar, o senador eleito por Sergipe, Desembargador Guilherme de Campos, estava enfrentando dificuldades para o reconhecimento da sua eleição. Isso assanhou Rodrigues Doria, louco pelo Senado, para ir morar no Rio de Janeiro.
Em 10 de julho de 1909, para facilitar a sua ambição pela cadeira de Guilherme de Campos, o Dr. Dória arrumou uma doença e partiu para a Bahia. Rodrigues Dória deixou uma carta renuncia assinada com o Secretário Geral do Governo, Nobre de Lacerda. Caso resolvesse renunciar, mandaria a autorização para publicá-la.
Na prática, ele estava contando tempo de desincompatibilização. Caso a vaga no Senado continuasse vaga, ele estaria apto para disputá-la. Foi uma “renúncia” interesseira. Não foi por ingenuidade.
Rodrigues Dória estava enfastiado com a vida sergipana, queria o Senado. Rodrigues Dória era um solteirão erudito, viciado em teatro, música clássica e viagens a Paris. Aracaju no começo do século XX, tinha poucos atrativos culturais.
O diabo atentou, e Batista Itajay publicou a carta de renúncia, sem autorização do renunciante, e assumiu o governo em definitivo. Foi um corre-corre. Foram buscar Rodrigues Dória no laço, para ele reassumir à força. Ainda tacharam Itajay de traidor. O desgaste de Itajay foi enorme.
Rodrigues Dória era um homem mufino, medroso, não enfrentava o estado maior dos cabaús, gente bruta e decidida. Se diz em Itabaiana, em defesa do seu líder, que Dória autorizou a Nobre de Lacerda, seu amigo, que publicasse a renúncia. Quando a bomba explodiu, ele negou a autorização e reassumiu o governo, com a ajuda de forças federais.
Em 13 de novembro de 1909, as forças federais reempossaram Rodrigues Dória no Governo e começou o declínio de Itajay.
Rodrigues Dória, mesmo sem suportar a vida em Sergipe, concluiu o mandato com impaciência. Renomeou o mesmo Nobre de Lacerda, para cargo de Secretário Geral. Dória desconhecia Sergipe e a administração pública. Ele só conhecia três cidades: Propriá, Laranjeiras e Aracaju.
No final, o Professor Rodrigues Dória passou faixa de governador para o General Siqueira de Menezes, que nem era peba, nem cabaú.
Apagou-se o facho de Itajay. Desgastado, idoso para a época, sem a proteção dos Cabaús, avançou para o declínio e a morte. Faleceu em 1918, em Aracaju, aos 59 novos.
OPINIÃO
“VERITAS PARIT ODIUM.” Por Clarkson Ramos Moura
Dizer a verdade produz ódio.
Amigos,
De antemão, ouso asseverar que tive a deferência e a oportunidade de advogar a favor da Câmara de Vereadores de Itabaiana (seja dito, fui bem-sucedido nas causas cujo patrocínio me foi confiado), na época em que Valmir era membro desse Parlamento e, desde então, o conheço socialmente.
Em sã consciência — enfatize-se — não tenho o mais tênue ressentimento, ou coisa que o valha, contra Valmir e/ou seu(s) erudito(s), habilidoso(s) e consagrado(s) patrono(s) nem cogito o ignominioso e sublimar desígnio de provocar pânico entre seus apoiadores e correligionários e de ferir-lhes eventuais e justificáveis susceptibilidades, bem como ressalto, de oportuno, desconhecer, a bem dizer, o mérito, a motivação decisória e o julgamento definitivo das causas em que ele foi parte vencida, independentemente da natureza da competente justiça processante, seja comum, seja especializada.
Todavia, tenho cognição — até porque é de domínio público — da inelegibilidade, assim classificada pelas correntes doutrinárias dominantes: infraconstitucional, absoluta, própria, cominada, potenciada e provisória (ou temporária), decorrente da decisão transitada em julgado, proferida contra ele (Valmir), em ação eleitoral apropriada, durante o período do último pleito pretérito (2018).
Pelo razoável que entendo de Direito Eleitoral, estou certo de que a situação de incapacidade eleitoral passiva (perda temporária do direito de ser votado) do pretenso candidato é irreversível e, por isso, insolúvel, ao menos, para iminentes eleições gerais (2022) e para as eleições municipais de 2024.
E mais, como a chapa majoritária é una, sua manifesta invalidade, uma vez reconhecida judicialmente “in totum” — o que tem sido expectável — acaba por acarretar a consequência jurídica inevitável, consistente na nulidade de todos os votos que lhe forem atribuídos. Ou seja, não haverá qualquer benefício eleitoral remanescente e conveniente a companheiro do cabeça de chapa, “In casu”, à presumida candidata a vice-governador, a Dra. Emília Corrêa.
Aliás, se a decisão definitiva do(s) recurso(s) pendente(s), no âmbito do TSE, sair até a véspera do dia da eleição, os votos nominais, dados à referida chapa, no dia do pleito e, ainda, de apuração, não serão nem objeto de contagem, ainda que em separado, por serem nulos.
Por derradeiro, declaro-me convicto de que, em não havendo razões plausíveis, seja de ordem processual, seja de mérito, o iludido e suposto candidato — diga-se de passagem, possível e/ou provável vincituro em inócua preferência de voto na iminente, nascitura correspondente eleição majoritária — jamais conseguirá êxito na longa, clara, notória, contraproducente guerra jurídica, perante o TSE, último grau de jurisdição na espécie em enfoque.
Infelizmente, a meu sentir, não lhe resta a mais tênue, plausível e eficaz estratégia jurídica à douta e habilidosa defesa técnica do resiliente, esperançoso e ludibriado candidato ao Palácio “Albano Franco”.
É como penso.
PELO TWITTER
Não se preocupem, porque ninguém vai para o inferno por causa do seu voto livre e consciente. O inferno tá reservado é para quem inferniza a vida dos outros com futricas, intrigas, ódios e maldades, muitas vezes em “nome de Deus” e de suas paixões políticas.
“A vida não pode ser economizada para amanhã…Acontece sempre no presente!” Rubem Alves.
Deus não tem discurso de ódio. Ao contrário, é o discurso do amor, sem preconceitos e sem discriminação. Quem defende o ódio não é de Deus.
Em resposta a @ptbrasil De caráter pessoal antidemocrático e antipetista. O orçamento secreto é o principal instrumento do Bolsonaro para “convencer” o centro e atacar os direitos dos trabalhadores. Não podemos minimizar a gravidade do voto de Rogério Carvalho.
Siga Blog Cláudio Nunes:
Frase do Dia
“Quem busca na liberdade outra coisa que não ela própria, foi feito para servir. A Liberdade tem um fim em si mesma.” Alexis de Tocqueville.